24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Policlínica realiza mutirão de consultas dermatológica; ação vai atender 400 pacientes

Postado em: 06/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará um mutirão de consultas dermatológicas em alusão à Campanha Dezembro Laranja neste sábado (7). A ação ocorrerá na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” e atenderá 400 pacientes por ordem de chegada. As senhas serão distribuídas a partir das 7h.

A dermatologista da rede municipal e vice-presidente do 4º Distrito Regional de São Paulo da SBD, Sandra Quinilato, detalha como aconteceu a idealização para promover essas consultas. “Todo ano realizamos no mês de dezembro, essa ação da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, também conhecida como Dezembro Laranja. Eu, como presidente regional da SBD, consegui essa parceria para que acontecesse na Policlínica com o objetivo de atender os pacientes que necessitam passar pela especialidade de dermatologia. Os pacientes de hoje, além de passar por consultas, serão encaminhadas para tratamento e as cirurgias para câncer de pele são agendadas, se necessário”, relata Sandra.

A ação contará com 25 dermatologistas da SBD e 10 funcionários da SES entre administrativos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, elogia a iniciativa que promove saúde e previne este câncer. “É uma ação muito importante à população. Estamos, cada vez mais, intensificando nossos trabalhos nessas campanhas”, ressalta.

Dezembro Laranja

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Este ano, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces e todos estão convidados a participar conosco desse movimento de conscientização, publicando nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com a hashtag #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele e, com isso, contribuir para espalhar atitudes de fotoproteção.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política de drogas causa extermínio de jovens negros, diz pesquisadora

Engenheira morre baleada em tentativa de assalto na zona sul de São Paulo; dupla não foi presa

Paulo Mathias: É inacreditável chamar os atos de torcidas organizadas de democráticos

Guarda Municipal detém três pessoas com drogas na rodoviária de Sorocaba

Sábado acontece o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo para adultos em Sorocaba

Presidente Jair Bolsonaro nega ter falado ‘paraíba’ como crítica a nordestinos