15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia da Saudade, em 30 de janeiro - Confira a coluna de Vanderlei Testa

ArtVT
Postado em: 27/01/2024

Compartilhe esta notícia:

O Dia da Saudade, comemorado em 30 de janeiro e o Dia do Mágico, em 31 de janeiro, trazem aos leitores, uma infinidade de lembranças. A saudade é uma palavra que tem raízes no Brasil. Impossível conversar com um brasileiro que não manifeste saudade. O amor surge do berço de cada pessoa e o apego aos pais e familiares começa cedo. Carinho e afeto tem tudo a ver com saudade. A criança que estuda nos seus primeiros anos já sente saudade dos amigos  de classe. Na juventude, encontra um menino ou menina que atrai no olhar um sentimento diferente de gostar. Na casa, passa o tempo todo pensando e com saudade daquele despertar do amor juvenil.

 

Quando a pessoa é adulta, relata as suas aventuras com saudade. Relembra a infância, as brincadeiras na rua, no futebol da turminha, das viagens da escola em época de formatura. A namorada ou namorado, cinemas e shows com os seus artistas preferidos. A saudade vai tomando conta da memória nas conversas entre amigos de trabalho, que um dia também foram colegas de passeios e aventuras.

 

Comemorar o Dia da Saudade nos leva também a pensar nos amigos e amigas que perdemos com as suas mortes prematuras ou por enfermidade. Quantos de nós já passamos por isso com pessoas queridas falecidas em acidentes. Outros por terem partido durante a pandemia do COVID-19. Foram centenas de milhares de pessoas que deixaram saudade em participação em guerras malucas que o ser humano, na sua ganância de poder, promove entre as nações. Pais e filhos perdem o dom da vida em combates desnecessários. Deus não criou o planeta para guerras.

 

Sinto saudade de quando eu estava na redação e gráfica do jornal Ipanema, acompanhado do Wilson Rossi e do Kiko Pagliato. Saudade de ver a rotativa do jornal imprimindo aos finais de semana as edições que circulavam pela cidade de Sorocaba. Era uma edição semanal esperada pelos leitores desde o seu primeiro número  conduzido pelo empresário e saudoso amigo Benedicto Pagliato.

 

Saudade dos meus avós, pais e irmão que faleceram há anos e deixaram um legado de ensinamentos cristãos que agradeço pela formação que recebi de cada um.  Se clicarmos “saudade” no Google, leremos o que diz a rede social mundial mais acessada do mundo: “Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão. É uma palavra que não tem tradução literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa”.

 

Dia do Mágico

 

O Dia do Mágico, com pouca comemoração no Brasil, também merece a nossa homenagem nesta edição, porque àqueles profissionais e amadores que se dedicam a essa atividade, são verdadeiros personagens da alegria. Em cada movimento mágico há uma fonte de sabedoria que desconhecemos nesses truques simples e encantadores. Nos aniversários da infância da minha filha Camila eu gostava de contratar mágico para animar as suas festinhas. Apesar de muitas vezes ela ficar assustada com o  que via, as aparições das pombinhas nas mangas da camisa e das caixas do mágico eram fascinantes.

 

Finalmente, o mês de janeiro de 2024 já está na saudade de cada um dos leitores, pois fevereiro vem aí na próxima quinta-feira, com a magia de ser um mês do carnaval, com alegorias e a alegria das músicas e desfiles pelas passarelas do Brasil.

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema (artigovanderleitesta@gmail.com)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maior parte das capitais ainda não aplicou reforço em metade dos idosos

PEC que criminaliza posse de droga é aprovada em comissão do Senado

Desfile e ato cívico celebram os 365 anos de Sorocaba; evento ocorre no Centro

Com números se estabilizando, estados retomam atividades culturais

Projeto de Lei busca dar transporte gratuito para estudantes de Sorocaba

Sorocaba começa a vacinar contra a gripe toda a população nesta segunda