25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba ganhará segundo volume do livro que trata da biodiversidade de flora e fauna do município

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Nesta quinta-feira (17), às 19h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e a Universidade Paulista (Unip), por meio do curso de Ciências Biológicas, vão lançar o livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba: Atualização e Subsídios para a sua Conservação”. O evento será on-line pela plataforma Zoom: https://zoom.us/j/92395225491.

 

Trata-se do segundo volume do livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba”, lançado pela Secretaria do Meio Ambiente em 2014, uma obra que contou com a participação de cerca de 60 pesquisadores de instituições e universidades de Sorocaba, com o objetivo de colocar a conservação da biodiversidade como elemento-chave na política ambiental do município. Essa primeira edição pode ser conferida no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/publicacoes-ea/.

 

“Uma publicação como essa traz o conhecimento sobre a biodiversidade da nossa cidade, facilitando o acesso dos cidadãos à informação e criando um instrumento de pesquisa de referência. É um documento que traz subsídios para a tomada de decisões para o desenvolvimento de políticas públicas que visam proteger e conservar os recursos naturais do nosso município e isso é fundamental”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

 

Esse segundo volume teve início em 5 de junho de 2019, no Dia Mundial do Meio Ambiente, quando a Sema e a Unip fizeram um evento sobre a biodiversidade de Sorocaba, com palestras, apresentações e discussões sobre o tema e até o lançamento do portal Observatório da Biodiversidade de Sorocaba. “Nós chamamos todos os pesquisadores das universidades de Sorocaba e região, inclusive aqueles que participaram da primeira edição do livro, e tratamos da formatação e elaboração desta versão atualizada”, conta o professor da Unip, Dr. Welber Smith.

 

A obra conta com atualização de dados, desde a inserção de novas informações até a ampliação do número de espécies catalogadas. “No primeiro livro não tínhamos, por exemplo, informações sobre as espécies de abelhas encontradas em Sorocaba, e nesta segunda edição consta”, destaca Welber. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a programação de maio da Feira de Artesanato de Sorocaba

Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação que investiga suposto esquema de propina

Polícia Civil lança aplicativo para prevenir golpes de estelionato

Estado de São Paulo chega a 60 mortos por dengue e 196 mil casos confirmados da doença

Marcela Temer apresentará residência oficial a mulher de Bolsonaro

Polícia Civil apreende 10 mil maços de cigarros em Votorantim