28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dezembro Vermelho: 3 dicas para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV

Foto: Divulgação
Postado em: 09/12/2023

Compartilhe esta notícia:

Médico do CEUB detalha medidas de prevenção e a proteção dos indivíduos que convivem com o vírus

 

Em 2022, o Ministério da Saúde registrou 10.994 mortes atribuídas ao HIV, marcando uma redução de 8,5% em comparação aos 12.019 óbitos contabilizados em 2012. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sobre HIV divulgado pelo Ministério da Saúde, do total de óbitos, 61,7% foram pessoas negras (47% pardas e 14,7% pretas), enquanto 35,6% afetaram pessoas brancas. Os números mostram a importância da campanha “Dezembro Vermelho”, que alerta para a prevenção, a assistência e a proteção aos direitos humanos dos portadores de HIV.
 
 
Para o professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e ginecologista Nícolas Cayres, o HIV ainda é considerado uma epidemia no Brasil e no mundo. Com o aumento das campanhas reforçando a prevenção, a incidência da AIDS tem diminuído: “O objetivo do Dezembro Vermelho é conscientizar a população sobre sinais e sintomas de HIV e AIDS. A campanha também mobiliza quem está nos grupos de risco a realizar o exame. Através do diagnóstico precoce do HIV, conseguimos evitar que a AIDS aconteça”.
 
 
Confira 3 principais medidas para prevenção da doença: 
 
 
Caso o paciente descubra que tem HIV

Deve procurar um infectologista imediatamente, seja no SUS (Sistema Único de Saúde) ou em uma clínica privada para começar o esquema de tratamento retroviral. No Brasil, o SUS distribui gratuitamente os medicamentos para pacientes com o HIV. A partir do vírus controlado, os casos de AIDS são muito menores e os pacientes podem ter uma excelente qualidade de vida.
 
Vida sexual exposta a riscos

Para o indivíduo com o hábito de ter relações sexuais sem preservativo, o teste de HIV é fundamental para o diagnóstico precoce do vírus. O uso do preservativo é indispensável no quesito prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
 
Medicação antirretroviral Pré-Exposição (PreP/HIV)
 
A medicação, oferecida gratuitamente em hospitais públicos, consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. Profissionais do sexo e pessoas com o histórico de múltiplos parceiros possuem prioridade para iniciar o tratamento pelo SUS.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba adia volta às aulas presenciais por falta de máscaras para os estudantes

Supla fará show com entrada gratuita no Parque da Pedreira

Saae/Sorocaba realiza manutenção preventiva em adutora que abastece o município

Desinformação é maior entrave para controle do câncer do colo do útero

Filhas vítimas de pai estuprador tinham menos de 10 anos na época dos crimes

Mulher envia doce de leite "recheado" com drogas para o CDP de Sorocaba