29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Com aumento da tarifa de energia elétrica, Procon Sorocaba dá dicas para economizar no consumo

Foto: Agência Brasil
Postado em: 19/06/2021

Compartilhe esta notícia:

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na terça-feira (15), o aumento de mais de 20% no valor da tarifa da bandeira vermelha 2, que está em vigor no país e é a mais cara, em razão da crise hídrica. O custo, que é de R$ 6,24 pelo consumo de 100 kw/hora (quilowatts/hora), passará para R$ 7,57. Para auxiliar o cidadão a economizar na conta de luz, o Procon Sorocaba dá dicas importantes para reduzir o consumo.

 

“São dicas para economizar no consumo de energia elétrica, algumas mais específicas para o inverno que se aproxima, mas outras que podem ser adotadas durante todo o ano. Essa é uma preocupação nossa, pois a população, em razão da crise que estamos vivendo no país decorrente da pandemia, já está sofrendo e esse aumento na fatura de energia elétrica é bastante significativo e vai impactar no bolso do consumidor”, destaca a superintendente do Procon de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

 

Nesta época de frio, os banhos não devem ser tão demorados, pois o chuveiro é um dos aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia nesse período. Além disso, deve-se evitar colocar o termostato do chuveiro na potência máxima e, se possível, programar o banho para os horários mais quentes do dia. Outra dica de economia é substituir chuveiros antigos por um modelo mais atual, com selo A do Procel, que é mais eficiente. Já, se for usar aquecedor, faça-o somente quando estiver no ambiente e evite a entrada de corrente de ar. Ao atingir a temperatura ideal, desligue o aquecedor.

 

Com relação à geladeira, o morador deve regular o termostato do equipamento para uma posição mais amena de refrigeração e evitar abrir a porta da geladeira constantemente, além de fechar a mesma com maior brevidade possível. Outra informação que deve ser levada em conta é não utilizar a grade traseira da geladeira para secar roupas ou tênis.

 

O Procon Sorocaba também dá outras dicas, não apenas para essa época de inverno, mas que pode ser adotada o ano todo. Ao deixar um cômodo vazio, por exemplo, apague a luz, mesmo que por um curto período de tempo e, se for sair de casa, retire da tomada aparelhos que ficam em stand-by, como a televisão e o aparelho de som.

 

No caso de computador ou notebook, o morador também pode programar o descanso de tela do monitor. Também é importante não deixar a TV ligada, se ninguém estiver assistindo e, se possuir o hábito de dormir com a TV ou o rádio ligado, programe para desligar automaticamente, após um tempo.

 

No momento de lavar roupa, dê preferência para acumular o máximo de peças que puder e utilize o equipamento na capacidade máxima, economizando água e energia. Já, na hora de passar a roupa, não ligue o ferro elétrico para passar pouca quantidade de roupas, pois o sistema de aquecimento deste eletrodoméstico demanda maior energia do que mantê-lo na temperatura ideal.

 

Na questão da iluminação da casa, prefira investir em lâmpadas de LED, que gastam até 80% menos de energia. E, se você tiver ar-condicionado, ligue o aparelho com as portas e janelas do ambiente fechados.

 

Ao utilizar secador de cabelo ou chapinha, faça-o somente após enxugar bem o cabelo com a toalha. Além disso, as instalações elétricas devem ser vistoriadas por um eletricista com frequência, por motivos de segurança, além da economia em casos de fuga de energia.

 

O Procon, da Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura de Sorocaba, é de extrema importância para a proteção e a defesa dos direitos e deveres do consumidor, sendo um importante veículo de valorização e respeito à cidadania.

 

A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon Sorocaba pelos endereços eletrônicos: https://www.procon.sp.gov.br/sorocaba/ e www.consumidor.gov.br; pelo telefone: 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pelo WhatsApp: (15) 99198-2958.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba recebe primeiro lote de vacinas da Janssen

CEO sorocabano da área de tecnologia da computação é destaque no cenário nacional

CPI da Saúde denuncia esquema de laranjas no Instituto Diretrizes, que dirige UPHs Norte e Oeste

Sorocaba registrou 4 casos de Sarampo em 2020; Em 2019, foram 76

Em meio a tensão no Irã, Bolsonaro vai discutir alta de combustíveis com Guedes e Petrobras

Governo minimiza decisão de Trump de vetar quem passou pelo Brasil