26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cloud & DevOps: Desenvolvimento de Software na Era Moderna

Postado em: 22/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Carlos Mattos

Cloud e DevOps tornaram-se o novo padrão, levando as organizações a buscarem cada vez mais a próxima geração de ferramentas e serviços inteligentes, com o objetivo de suportar os processos de build, deploy e testing, implementando modelos de entrega contínua, que garantem a execução e segurança das aplicações, simultaneamente melhorando o time-to-market. São muitos os desafios relacionados à performance, segurança e customizações, a serem vencidos.

Os times de desenvolvimento e IT, nas grandes organizações, operam de forma completamente diferente do que uma década ou até mesmo cinco anos atrás. O novo padrão de desenvolvimento está redefinindo a maneira que as equipes de tecnologia criam, executam, gerenciam e protegem suas aplicações.

As grandes corporações estão, gradativamente, substituindo seus servidores on-premise, e os tradicionais datacenters por nuvens públicas e privadas. O legado de aplicações monolíticas será substituído por soluções ágeis, baseadas em arquitetura de micro serviços, agnósticos de plataformas.

Para se manterem competitivas, as empresas devem inovar constantemente. Seus clientes esperam soluções personalizadas que antecipem suas necessidades. Não há espaço para atualizações anuais ou períodos de downtime para manutenção das aplicações. Nossos clientes esperam ter acesso aos dados em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite.

As organizações mudaram para atender esta nova realidade. No lugar de times de desenvolvimento e infraestrutura isolados, surge a abordagem DevOps, onde os dois times compartilham responsabilidades, trabalham em conjunto, acelerando drasticamente o processo de desenvolvimento, e possibilitando identificar e corrigir problemas de performance mais rapidamente.

Muitas empresas adotaram o desenvolvimento ágil e entrega contínua, abraçando a nuvem e a abordagem DevOps para forçar atualizações diárias ou semanais, acelerando o time-to-market. Contudo, com este novo padrão, surgem novos desafios. Os times não precisam mais se preocupar apenas com seu legado de aplicações client-server rodando em seus próprios servidores. Eles agora têm ambientes em nuvens públicas, privadas ou híbridas para gerenciar, além da sua tradicional arquitetura.

A grande diversidade de ferramentas e serviços oferecidas pelos principais cloud providers, aumentam a complexidade deste cenário, podendo afetar a produtividade das empresas em relação ao gerenciamento e monitoramento dos seus sistemas e aplicações, pela falta de um planejamento estratégico ao migrar para a nuvem. As organizações precisam ter visibilidade total sobre seus sistemas.

Existem profissionais especialistas, preparados para ajudá-lo a superar esses desafios, reduzindo o tempo de entrega de soluções, aumentando a segurança das suas aplicações e tornando sua empresa mais competitiva.

Carlos Mattos é pai, professor, escritor e palestrante, apaixonado por tecnologia. Atua na área de desenvolvimento de software para o mercado corporativo desde 1998. Nomeado pela Microsoft como MVP por 12 anos consecutivos (2003-2016) e como Microsoft Regional Director (2017-2018) em reconhecimento às suas contribuições para as comunidades técnicas e acadêmicas. Mattos é Chief Architect e Head of Technology and Innovation na GFT.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

À espera de 250 mil visitantes, Aparecida deve receber mais de 10% de turistas

"Se eu fosse prefeito, não permitiria carnaval neste momento", afirma deputado Herculano Passos

Lula vai nomear Jean Wyllys para cargo na Secom com bênção de Janja

Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para reforçar segurança no Ceará

Mulher é socorrida após ser agredida com socos na boca pelo marido na Zona Norte de Sorocaba

Romu detém traficante de 18 anos em praça do Vitória Régia