30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula vai nomear Jean Wyllys para cargo na Secom com bênção de Janja

Foto: reprodução
Postado em: 14/07/2023

Compartilhe esta notícia:

Matheus Teixeira e Marianna Holanda, FOLHAPRESS

 

O presidente Lula (PT) decidiu dar um cargo ao ex-deputado Jean Wyllys na Secretaria de Comunicação do governo, que é comandada pelo ministro Paulo Pimenta.


O ex-parlamentar voltou ao Brasil recentemente após desistir do mandato de deputado federal e ficar quatro anos fora do país por ter sofrido ameaças a sua integridade física.


Ele irá atuar na área de planejamento de comunicação. Wyllys mantém relação próxima com a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, que o recebeu em seu gabinete no Palácio do Planalto e publicou um vídeo nas redes sociais, no dia 6.


"Olha só com quem eu estou aqui, gente. Estou muito emocionada. Jean, seja muito bem-vindo, essa é sua terra, o Brasil é seu e a gente está te recebendo de braços abertos", disse na gravação.


Ele, então, agradeceu: "Obrigado, obrigado a todos vocês. Para mim, é emocionante retornar ao meu lugar, ao meu aconchego, ao Brasil que quero, ao Brasil que eu me identifico, ao Brasil que eu quero ajudar a construir".


Wyllys, após deixar o Brasil, foi fazer doutorado em Barcelona. Ao retornar, postou mensagem em espanhol com uma foto sua diante do Palácio do Planalto colorido pelas cores do arco-íris, em virtude da celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, no dia 28. "Cores vivas: meu Brasil não é só verde-amarelo!", escreveu.


Sua decisão de sair do Brasil foi em 2019, no primeiro mês do governo Jair Bolsonaro (PL).


Eleito com 24.295 votos, ele afirmou ter tomado a decisão de deixar a vida pública em razão da intensificação de ameaças de morte, em especial após o assassinato da então vereadora Marielle Franco, também do PSOL.

Desde a morte dela, ele vinha vivendo sob escolta.


Segundo ele, as ligações entre a família Bolsonaro e a milícia também pesaram na decisão de sair. "O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim", acrescentou.


No dia do anúncio de que deixaria o país, Bolsonaro, após dizer que estava retornando de Davos, na Suíça, ao Brasil, postou em rede social a mensagem "Grande dia!".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Helicóptero que caiu em Ibiúna transportava 230 tabletes de pasta de cocaína

Bolsonaro responsabiliza prefeitos e governadores por desemprego

Prefeitura finaliza recapeamento de duas ruas do Parque Esmeralda

Motociclista morre após sofrer acidente na rodovia SP-79 em Itu

Brasil está de parabéns no cuidado com o meio ambiente, diz Bolsonaro na Paraíba

Prometer mudança sem maioria é conversa fiada, diz Alckmin sobre centrão