28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

À espera de 250 mil visitantes, Aparecida deve receber mais de 10% de turistas

Foto: Agência Brasil
Postado em: 11/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Principal destino do turismo religioso de São Paulo e um dos mais procurados por fiéis na América Latina, o município de Aparecida deve receber mais de 10% dos viajantes que visitam o território paulista no feriado prolongado da Padroeira do Brasil. De quinta (12) a domingo (15), o Governo de SP projeta que as viagens aos 645 municípios paulistas vão atrair 2,3 milhões de pessoas e movimentar mais de R$ 4 bilhões.

 

De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens, as romarias e celebrações católicas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida devem levar cerca de 250 mil pessoas à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. O município abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior templo católico do Brasil e a maior igreja do mundo em celebração a Maria.

 

O levantamento é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à pasta estadual. A ocupação média dos meios de hospedagem está em 72%, e a procura pelas 11 cidades que integram a Região da Fé será ainda superior, chegando a 78%. O circuito reúne destinos nos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Tremembé e Roseira.

 

Outro destaque é o Caminho da Fé, rota que reúne mais de 50 cidades paulistas. Uma delas é o município de Águas da Prata, próximo à divisa com o sul de Minas Gerais e que também é conhecida pelo ecoturismo e belezas naturais. Lá, a ocupação hoteleira deve chegar a 95% de ocupação durante o feriado.

 

Cidades que oferecem atrações para viagens em família, como Brotas e Olímpia, e os municípios do Distrito Turístico de Serra Azul – Itupeva, Louveira, Jundiaí e Vinhedo – também esperam ocupação hoteleira alta, estimada em 81%. A situação deve se repetir em cidades do interior e litoral com programação especial para o feriado, como Barretos e Santos.

 

Consolidado como o maior mercado de viajantes do Brasil, o turismo de São Paulo deve encerrar 2023 com R$ 276,5 bilhões em movimentação financeira, o melhor resultado nos últimos cinco anos. O setor é responsável por 9,2% do PIB paulista e pela criação de 33 mil empregos no estado neste ano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clube Poliglota Sorocaba se reúne no domingo (26) em encontro aberto a todos

Caso de mulher esfaqueada por marido deve ser investigado por DDM de Itu

Bolsonaro fala em reeleição e em entregar Brasil melhor em 2026

IFSP e alunos pedem reforço na segurança após onda de assaltos

Litoral de SP se prepara para evitar turista durante fase vermelha no estado

“Atletas de fim de semana” também obtêm proteção contra mortalidade por todas as causas