20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Clínica clandestina é fechada após denúncia; idosos foram encontrados com sinais de maus-tratos

Postado em: 28/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Uma clínica clandestina foi interditada na quarta-feira (27), em Itapetininga. O local abrigava 18 idosos, alguns deles em situação de maus-tratos. Uma das pacientes, uma idosa, foi encontrada trancada numa casa de bonecas. Outro idoso vivia no banheiro. 

A operação começou após denúncia de irregularidades que chegou ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão ligado à Secretaria de Promoção Social. Durante a averiguação, os proprietários impediram a entrada da equipe da prefeitura a diversas dependências do imóvel, fato que levantou suspeitas dos assistentes sociais.

Diante da resistência, o CREAS acionou o Ministério Público e obteve uma decisão judicial para averiguar as condições de atendimento e permanência dos idosos. Com o flagrante delito, sem alvarás das licenças legais, a casa foi imediatamente fechada e teve o funcionamento proibido.

Além da sujeira, segundo as equipes da prefeitura, no imóvel foram constatadas a exposição de fios elétricos, infiltração de água nas paredes e mofo. Após a interdição, as Polícias Militar e Civil foram acionadas ao local.

A equipe da perícia da Polícia Civil foi apurar e colher provas sobre a situação. Segundo foi averiguado, os internos apresentavam sinais de desnutrição e, em alguns casos, falta de medicação de rotina. Duas funcionárias eram responsáveis para cuidar dos 18 idosos, preparar a comida e realizar a limpeza da casa.

Nenhum médico foi encontrado no local. Ainda, de acordo com um contrato encontrado no interior do imóvel, a clínica particular clandestina cobrava mensalidade para manter os idosos, que alcançava dois salários mínimos.

De acordo com a informações da equipe da prefeitura, três idosos que estão debilitados, foram levados pelas unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”. A assistência social já realiza os contatos com as famílias para que possam levá-los para casa, após receberem o atendimento médico necessário.

Os outros 15 idosos seguiram para Espaço da Melhor Idade, onde foram acolhidos, receberam alimentação, avaliação médica e aguardam a chegada de parentes. Prontamente, a entidade Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga também está acompanhando esses idosos.

O caso foi levado ao Plantão Policial onde compareceram agentes da Fiscalização, Guardas Civis Municipais e representantes da Secretaria da Saúde para abertura de Boletim de Ocorrência. As duas proprietárias da Casa de Repouso clandestina também estiveram à Delegacia acompanhadas de seu advogado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Criminoso que furtou casa e esqueceu documento no local do crime é preso

SP atinge marca de 10 mil Carteiras de Identificação de Transtorno do Espectro Autista

Documentário sobre cerveja artesanal é lançado

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado de R$ 170 milhões

Notícias falsas sobre covid exploraram aspectos culturais para manipular população

GCM faz mais de 7 mil ações de segurança pública em agosto