27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ciclo de palestras sobre impactos da poluição é realizado no Jardim Botânico de Sorocaba

Foto: SECOM
Postado em: 18/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Dando sequência à programação gratuita da Semana de Combate à Poluição, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na manhã de ontem (17), um ciclo de palestras sobre os impactos da poluição, no auditório do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, reunindo 45 pessoas, entre universitários e empreendedores da área.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Elaborada em alusão ao Dia do Combate à Poluição (14 de agosto), que integra o calendário oficial das datas alusivas ao meio ambiente de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009, a programação tem como intuito orientar e conscientizar a população sobre as principais formas de poluição e como combatê-las e, assim, proporcionar ainda mais qualidade de vida aos sorocabanos.

 

A programação gratuita contou com as seguintes palestras sobre os impactos da poluição: “Visão prática sobre produção de resíduos sólidos”, com o técnico ambiental da Sema, Gentil Ramos César Junior; “Desafios contra a poluição do solo: restauração ecológica em áreas degradadas”, com o engenheiro agrônomo da Sema, Alan Teixeira Silva; “Poluição Hídrica”, com o biólogo Luiz Augusto Assumpção, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); “Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e as mudanças climáticas”, com a técnica ambiental da Sema, Sara Amorim; e “Poluição: o que podemos fazer para combater?”, com a técnica ambiental da Sema, Camila Alvares Rosa.

 

Todos os participantes receberão um certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.

 

 

Feira de Combate à Poluição no Centro de Sorocaba

 

Já, para encerrar a Semana de Combate à Poluição, nesta sexta-feira (18), das 9h às 13h, a população poderá participar da Feira de Combate à Poluição, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, com diferentes atividades gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades.

 

Uma delas será a feira de adoção de pets, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação da Sema. Outra atividade será a doação de mudas de árvores, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais.

 

A população também terá a oportunidade de conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) e receberem orientação sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente; poluição industrial; importância do descarte correto de resíduos; e destinação correta de óleo de cozinha usado.

 

Já, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba vai estimular a população a refletir sobre o meio ambiente, com relação à poluição hídrica.

 

Os munícipes que forem ao local ainda poderão destinar equipamentos eletrônicos de informática, já sem uso, ao projeto Metareciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e aprender o quanto é essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e, sim, encaminhados à destinação ambientalmente adequada. Todos os itens são recuperados pelo Metareciclagem nos cursos de capacitação da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) e são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), para doação a entidades assistenciais cadastradas. Os itens que realmente não têm utilização são encaminhados às cooperativas da cidade, gerando renda aos seus associados, materiais, esses, que são encaminhados à logística reversa.

 

Por fim, a Secretaria da Saúde (SES) levará à Feira de Combate à Poluição uma exposição da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mariana terá R$ 12 mi anuais de mineradoras para saúde e assistência

Bolsonaro esvazia acordo de vacina firmado na véspera com gestão Doria

Votorantim confirma mais 28 casos do novo coronavírus; recuperados chegam a 459 

Dini anuncia que Câmara devolverá R$ 7 milhões à Prefeitura de Sorocaba até o fim do ano

Pequenos negócios geraram 75% dos empregos formais em setembro

Prefeitura abre inscrição para creche no próximo dia 16