29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Centro Paula Souza amplia em 52% a oferta de cursos a distância

Foto: Agência Brasil
Postado em: 23/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A preferência por cursos de formação a distância vem aumentando no Brasil. O último Censo da Educação Superior, de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta crescimento de 474% no número de ingressantes em cursos nesse formato nos últimos dez anos.

As informações são da Agência Brasil.

Entre 2020 e 2021, o salto foi de 23,3%. Acompanhando essa tendência o Centro Paula Souza (CPS) aumentou em 52,2% a oferta de vagas em cursos totalmente online para os processos seletivos do primeiro semestre de 2023.

 

 

Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) e o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais contam, ao todo, com 5.540 vagas para Educação a Distância (EaD). No ano passado, eram 3.640. Um exemplo desse aumento é o curso superior tecnológico em Gestão Empresarial, que oferece agora o dobro do número de vagas em relação ao Vestibular para o primeiro semestre de 2021: são 1.880 vagas, com polos em 47 unidades distribuídas pelo Estado.

 

 

A preferência por cursos de formação a distância vem aumentando no Brasil. O último Censo da Educação Superior, de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta crescimento de 474% no número de ingressantes em cursos nesse formato nos últimos dez anos. Entre 2020 e 2021, o salto foi de 23,3%. Acompanhando essa tendência o Centro Paula Souza (CPS) aumentou em 52,2% a oferta de vagas em cursos totalmente online para os processos seletivos do primeiro semestre de 2023.

 

 

O Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) e o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais contam, ao todo, com 5.540 vagas para Educação a Distância (EaD). No ano passado, eram 3.640. Um exemplo desse aumento é o curso superior tecnológico em Gestão Empresarial, que oferece agora o dobro do número de vagas em relação ao Vestibular para o primeiro semestre de 2021: são 1.880 vagas, com polos em 47 unidades distribuídas pelo Estado.

Flexibilidade

A ampliação da oferta se dá, além do crescimento pela procura, porque a instituição visa maior flexibilidade para os alunos e otimização da organização interna para a oferta das aulas. O coordenador do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead), Rogério Teixeira, explica que o movimento é necessário para garantir o acesso aos estudos. “Percebemos que há um melhor aproveitamento na rotina, mais dedicação e mais autonomia para acompanhar a agenda programática dos cursos, além do ganho de tempo útil ao evitar deslocamentos.”

 

 

Aumentar a oferta é uma realidade no planejamento do Vestibulinho das Etecs. “Com base na demanda, estamos ampliando as vagas gradativamente e queremos oferecer mais oportunidades nesse formato para cursos existentes e cursos novos”, comenta Teixeira.

 

 

A qualidade do ensino a distância oferecido pelo CPS é exatamente a mesma da modalidade presencial. Prova disso é que o estudante matriculado pode trocar a modalidade de ensino, de presencial para online e vice-versa, quando há turmas formadas nos dois modos e em caso de disponibilidade de vagas.

 

 

O coordenador do Geead reforça que estudar online requer ainda mais disciplina e dedicação dos estudantes. “É muito fácil você se perder, protelar, procrastinar e não se dedicar quando está estudando fora do ambiente escolar, com todas as distrações ao alcance.” Além disso, Teixeira reforça que é preciso ir além do básico para ter melhor aproveitamento do curso. “É necessário ter proatividade, saber trabalhar coletivamente, trocar conhecimentos com os colegas e construir essa boa rede de relacionamentos, networking. O protagonismo do estudo online depende da iniciativa dos estudantes.”

 

 

O interessado em estudar gratuitamente a distância no próximo ano pode confirir abaixo as vagas disponíveis no processo seletivo em andamento.

Fatecs:

  • Curso superior tecnológico em Gestão Empresarial –1.880 vagas.

Vestibular das Fatecs

O prazo para se inscrever no processo seletivo das Fatecs vai até as 15 horas do dia 15 de dezembro. O candidato deve preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico. Feito isso, basta realizar o pagamento da taxa de R$ 91. A prova será aplicada no dia 8 de janeiro de 2023.

 

 

Ao realizar o preenchimento do formulário de inscrição, o interessado deve escolher um curso em primeira opção e, caso deseje, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período.

 

 

O calendário completo, os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site www.vestibularfatec.com.br. Outras informações podem ser encontradas na Portaria do processo seletivo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo recua e admite que casos de Covid-19 estão aumentando

Guedes confirma que dois secretários da pasta pediram demissão

7 de Maio: Dia do Oftalmologista - Covid-19 afetou pacientes e consultórios

eSocial: Prazo para envio das informações de SST termina no dia 30 de dezembro

Sorocaba registra 846 casos de dengue, 56 de chikungunya e 1 de febre amarela

Morre morador de rua que dormia em sacos de lixo após atropelamento por trator em praia do litoral