20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba registra 846 casos de dengue, 56 de chikungunya e 1 de febre amarela

Postado em: 11/06/2019

Compartilhe esta notícia:

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (11), informa que Sorocaba registra:

  • 846 casos confirmados de dengue (725 autóctones, 87 importados e 34 indeterminados),
  • 56 de chikungunya (49 autóctones, 4 importados e 3 indeterminados)
  • Um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati.
  • Não há morte na cidade por conta dessas doenças.

Nenhum de zika foi registrado. Na última divulgação de dados da doença, feita no dia 31 de maio, o município registrava 768 casos de dengue e 47 de chikungunya.

O boletim atual também informa que nas nas últimas semanas não foi notada concentração na ocorrência dos casos confirmados de dengue, sendo estes distribuídos em todas as áreas do município. Segundo a prefeitura, Sorocaba ainda está em momento epidêmico, porém com curva decrescente de casos nas quatro últimas semanas.

Em relação aos casos de Influenza, em 2019, dois casos de SRAG foram confirmados. Não houve óbitos. Todos os casos de pacientes internados que apresentem quadro respiratório grave sugestivo de Síndrome Gripal agravada devem ser notificados e coletado amostras para pesquisa do vírus Influenza.

Vacina contra a febre amarela

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), reforça a importância da vacinação de febre amarela às pessoas que ainda não se imunizaram. A ação faz parte da orientação da Secretaria de Estado da Saúde que visa aumentar a cobertura vacinal em todo o território paulista.

De acordo com a SES, as vacinas estão disponíveis nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade em dias estratégicos para evitar desperdícios de doses. A vacina aplicada em Sorocaba é a dose plena que tem validade para a vida toda. Veja o cronograma de vacinação aqui.

Vacinação contra a gripe

A partir desta terça-feira (11) as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão com doses da vacina contra a gripe. Após a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), solicitar reposição ao Estado, 30 mil doses foram entregues nesta segunda-feira (10). Até o momento, a cidade atingiu a cobertura vacinal de 88,26%, a meta da campanha é 90%.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorreu em todo o território nacional de 10 de abril até 21 de maio, tendo sido destinada a grupos prioritários, vulneráveis a complicações após quadro de Influenza. A partir do dia 3 de junho, após orientações do Ministério da Saúde, as unidades de vacinação disponibilizaram as vacinas restantes para toda a população interessada em ser vacinada. As doses são limitadas ao quantitativo que o município recebe da Secretaria de Estado da Saúde.

Os endereços e horários de funcionamento das UBSs podem ser conferidos por meio do link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/. Sorocaba vacinou 173.220 pessoas até às 17h da última quarta-feira (5).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trio de traficantes se tranca para evitar ser detido pela polícia; PM arromba porta

Em recado a ataque de Weintraub, Barroso diz que "educação não pode ser capturada pela mediocridade"

Servidores da Saúde usam mesma máscara por 15 dias, diz presidente de sindicato

Fabíola se manifesta após vereadores flagrarem remédios vencidos em farmácia de alto custo

Criminosos fortemente armados atacam carro-forte durante tentativa de assalto

Suspeito de cometer diversos roubos no Centro de Sorocaba é preso