28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

eSocial: Prazo para envio das informações de SST termina no dia 30 de dezembro

Foto: Reprodução
Postado em: 15/12/2022

Compartilhe esta notícia:

Faltam poucos dias para o encerramento do prazo de envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalhado (SST) ao eSocial – em vigor desde janeiro de 2022. Conforme legislação, quem não enviar os dados até o último dia útil deste ano estará sujeito a fiscalizações e multas, que variam de R$ 201,27 a R$ 181.284,63.

 

 

O prazo só não vale para empresas do Grupo 4 (órgãos públicos, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais). Para essa categoria, o envio das informações começa às 8h do dia 1º de janeiro de 2023.

 

 

O SST do eSocial substitui os formulários utilizados para envio do CAT (Certificado de Acidente de Trabalho) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

 

 

“Notamos que algumas empresas ainda não enviaram as informações, seja por falta de tempo ou por não terem se adaptado ao sistema. Mas ressalto que o Governo Federal só não está multando quem errar alguma informação. Por isso, é importante enviar os dados dos funcionários, mesmo que tenha que ser corrigido futuramente”, orienta o engenheiro de Segurança do Trabalho da Trabt – Medicina e Segurança do Trabalho, Rodrigo Soravassi. 

 

 

Com a proximidade do fim do prazo, as empresas tendem a procurar serviços terceirizados para auxiliar no envio das informações. Nessa época do ano, a alta procura pode gerar imprevistos e os erros mais comuns estão relacionados ao número de matrícula do funcionário e data de admissão.

 

 

“O eSocial atinge também todo o Departamento Pessoal. Por isso, somente após a admissão de um funcionário é possível enviar o evento de Monitoramento da Saúde do Trabalhador. Ou seja, é preciso que as empresas realizem o cadastro inicial, para que o número da matrícula do funcionário seja emitido, e todas as informações quanto a sua saúde e segurança sejam cadastradas e checadas no próprio sistema”, conclui Soravassi. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Convocação para atos pró-democracia ganha força, mas ideia divide grupos

Justiça decide que dívida pode ser cobrada após cinco anos

Saae Sorocaba identifica local de despejo de produto químico que poluiu lago no Campolim

Homem é preso após furtar rádio e pote paçoca de pastelaria no Centro

Operação integrada autua 109 veículos e fiscaliza 11 estabelecimentos comerciais

Mundial no Qatar teve oito jogadores com passagens pelos gramados de Votorantim