01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ceia Judaica e Projeto Buscando a Paz, das Irmãs Beneditinas em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

ARTE: VT
Postado em: 01/04/2023

Compartilhe esta notícia:

No dia 3 de abril, segunda-feira, a partir das 19 horas, a Congregação das Irmãs Beneditinas, do “Instituto Santa Escolástica” promovem aos seus colaboradores e convidados a ‘Ceia Judaica’, como tradicionalmente a direção da escola oferece a cada ano na semana que antecede a Páscoa cristã. Neste ano, será celebrada nas igrejas católicas a Páscoa cristã no dia 9 de abril. A origem da palavra Páscoa vem do termo hebreu Pessach, com significado passagem ou travessia. É uma das mais importantes datas do calendário cristão com a celebração da passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Para os judeus, a festa da peregrinação relacionada com a passagem da escravidão para a liberdade. A ceia judaica em hebraico significa Seder, ordem e é realizada em família para a comemoração do Pessach.

Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã. O Concílio de Niceia, realizado em 325 d.C., decidiu que por não terem o mesmo significado, não deveriam ser celebrados no mesmo período.

A partir de então, a Páscoa Cristã é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, para quem está no Hemisfério Norte, e no equinócio de outono, para quem está no Hemisfério Sul.

Para fotografar e acompanhar a Ceia Judaica os jornalistas interessados devem contatar o colégio sobre a Ceia Judaica no Instituto Santa Escolástica e informações adicionais podem ser obtidas com o diretor do colégio, professor Donizete, pelo telefone 15 99702-0265

Projeto Buscando a Paz

Sorocaba é uma cidade privilegiada em ter ações sociais de grandeza humana. Um dos exemplos que conheço é o ‘Projeto Buscando a Paz ’, iniciado no dia 16 de agosto de 2015. A iniciativa é da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. Além de exercerem um trabalho excepcional na área da educação em Sorocaba através do ‘Instituto Santa Escolástica’, formando as novas gerações de cidadãos e profissionais de alto nível na cidade cultural, com a pedagogia de ensino da escola em suas várias fases de educação, as Irmãs beneditinas agem em prol da comunidade, no caso do Parque das Paineiras. O projeto ‘Buscando a Paz’ atende crianças de 4 a 11 anos de idade em sua sede na avenida Italiba Pontes, 283. O objetivo da entidade que sobrevive de doações e apoio da população é proporcionar às crianças a oportunidade de vivenciar a sua infância em um ambiente saudável. A Irmã Aparecida, beneditina que coordena os trabalhos no projeto, tem dedicação intensa todos os dias para atender as crianças com atividades esportivas, lúdicas e pedagógicas. 

A grandiosidade do projeto foi planejada para proporcionar aos pais das crianças o tempo disponível para buscarem emprego e trabalharem nos períodos que elas estão sob a responsabilidade do projeto. 

Para o projeto se manter é oferecido entre as suas atividades, bazar beneficente com roupas a preço baixo aos moradores do Parque das Paineiras, além de promoções com os objetos produzidos na sede da entidade, pelas mães e alunos. Nas redes sociais do “Projeto Buscando a Paz”, canais do Facebook e Instagran, são divulgadas as inúmeras ações sociais pelas irmãs que cuidam das crianças durante o contra turno escolar. 

A comunidade do bairro também recebe em meses de campanha nacional, como o ‘Outubro Rosa’, a visita de profissionais de saúde que orientam as famílias nas prevenções de saúde, como o câncer de mama. Entidades como o Rotary Clube se faz presente em apoio às campanhas, motivando os empresários e líderes de Sorocaba a colaborarem com doações de itens necessários a manutenção do projeto, como alimentos. Diariamente, dezenas de crianças se alimentam na casa sede do projeto com essas doações. Para incentivar também as doações, as irmãs e apoiadoras organizam coletas em supermercados da cidade, possibilitando a oportunidade da população de oferecer produtos nos carrinhos em que elas permanecem aguardando os alimentos. (Ver foto).

Qualquer ajuda material ao ‘Projeto Buscando a Paz’, pode ser feito pelo telefone 15 98165 3771 com Irmã Aparecida ou diretamente na sede na avenida Italiba Pontes 283, Parque das Paineiras. 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Autorização para prefeitura comprar vacinas será votada pelos vereadores em sessão desta terça

Com #EleNão e vaias, show de Roger Waters tem repertório matador e clima tenso

Guarda Municipal detém dois adolescentes por pichação no Parque dos Espanhóis

Programa do SUS em São Paulo oferece apoio gratuito a pessoas em luto

Ministério Público afirma que porteiro mentiu ao citar presidente Jair Bolsonaro em depoimento

PT irá integrar bloco de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara