27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Carnaval de Votorantim - Confira a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 19/01/2024

Compartilhe esta notícia:

Depois de um tempo de férias que começou no final de 2023, chegamos neste dia 20 de janeiro de 2024 com energia redobrada em mais uma edição do jornal Ipanema. As notícias e manchetes das páginas que os leitores encontram na Ipanema são um parâmetro de como a equipe de jornalistas trabalha por aqui. Como jornalista colaborador com os meus artigos semanais, busco a cada edição informar e refletir temas de interesse, em especial dos moradores de Sorocaba, Votorantim e região. Quero fazer uma menção à população de Votorantim e Sorocaba sobre os radares da avenida que interliga o acesso da Avenida 31 de março com a Avenida Moacir Oséias Guitti que passa em frente ao conjunto esportivo do SESI. Eu costumo usar esse trajeto para me dirigir ao Shopping Iguatemi.

 

Fico pensando  nos 30 km por hora indicado nas placas  dessa via. Como há vários radares  que funcionam 24 horas, multando para valer. Digo isso, porque ao acessar essa avenida, logo após o acesso do “Shopping Regional” do saudoso Elias José, como ainda os frequentadores denominam esse centro de compras, os motoristas são inevitavelmente multados. Impossível rodar a 30 km por hora numa via pública sem residências ou pedestres nas calçadas. Atrapalha o fluxo de veículos nessa velocidade. Até os atletas de corridas de rua correm mais rápido. Quem implanta determinadas regras ao público, também faz parte da população. Com essa realidade simples de julgamento, acredito na dificuldade de entender a decisão desses 30 km por hora.

 

Sem pisar no acelerador do carro, já existe um “acelerador natural” do motor que impulsiona o veículo acima dos 30 km. Resultado dessa verdade, é que o motorista precisa estar com os pés no freio a todo instante para evitar a multa de trânsito.

 

Outro assunto para este reinício de artigos é o carnaval que está chegando em fevereiro. Em 2023 a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Votorantim realizou na Praça Lecy de Campos o carnaval da Inclusão, destinado a pessoas com deficiência intelectual. Uma iniciativa digna de aplausos que deveria ser novamente realizada em Votorantim e outras cidades do Brasil. O exemplo da cidade de Votorantim, em promover no carnaval apoio às pessoas com deficiência, foi muito bem recebido pelos frequentadores do Centro Psicossocial (Caps) e APAE que estiveram presentes no evento. Com certeza, em 2024, a continuidade desse projeto expandirá a outras entidades, como a Associação do Amor Inclusivo-AAI, de Sorocaba, presidida pela Maria Ângela, que fará uma animada tarde festiva com os seus alunos.

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário (artigovanderleitesta@gmail.com)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto da Prefeitura multa em R$ 50 mil bancos que ultrapassarem tempo de atendimento ao cliente

Suspeito de ataque a Porta dos Fundos está na lista de alerta máximo da Interpol

Rua da Penha pintada de verde vira tema de audiência pública na Câmara na sexta-feira

Justiça alerta para golpes aplicados via telefonemas e falsos sites de leilões

VÍDEO - Caso de mulher suspeita de envenenar cachorros é denunciado à polícia

Pista de Caminhada do Parque Campolim recebe melhorias da Prefeitura de Sorocaba