29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Carmen Lúcia, artista sorocabana de 85 anos realiza exposição de seus trabalhos na Galeria de Arte Fernanda Monteiro - coluna de Vanderlei Testa

Arte:VT
Postado em: 03/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Dia 6 de outubro, sexta-feira, às 19 h, será inaugurada oficialmente em Sorocaba a exposição da artista plástica Carmen Lúcia Corrêa de Camargo, o evento acontece no Espaço Cultural da Fernanda Monteiro, Galeria de Arte, na rua Gustavo Teixeira, 600.

 

Em “Reflexões Cotidianas: A expressividade dos exercícios de atelier”, a Galeria apresenta uma coletânea de pinturas da artista Carmen Lúcia Corrêa de Camargo, de 85 anos, composta por duas séries: Futebolistas e Figuras Humanas, com curadoria de Fernanda Monteiro. É bastante interessante sua pesquisa a partir do cotidiano, da leitura diária dos jornais impressos, onde a imagem em movimento dos jogadores de futebol nas páginas de esporte motiva uma produção em série de grandes pinturas gestuais. Dos exercícios de atelier emergem expressivas Figuras Humanas, observadas, desconstruídas e resolvidas em poucos movimentos, compondo um conjunto coerente de pinturas figurativas que refletem uma personalidade jovem, moderna, livre, vívida de uma mulher observadora, apaixonada por gente, conta Fernanda.

 

Canção da Plenitude

 

Na canção na plenitude, Lia Luft expressa o seu sentimento:  “(...) O que te posso dar é mais que tudo o que perdi: dou-te os meus ganhos. (...) um mar antigo e confiável cujas marés — mesmo se fogem — retornam, cujas correntes ocultas não levam destroços. mas o sonho interminável das sereias.” Essa mensagem poética faz parte da divulgação da exposição, como uma homenagem a artista Carmen Lúcia.

 

Calendário ARCO

 

O mote para as atividades do calendário ARCO deste segundo semestre de 2023 na Fernanda Monteiro Galeria de Arte é a maturidade feminina e os fazeres artísticos. Fernanda relata: “Sob a ótica de uma sociedade que, intitulada contemporânea, ainda cultiva valores retrógrados que insistem em catalogar e restringir o espaço feminino, a maturidade da mulher está contaminada por referências que determinam comportamentos e atitudes fortemente vinculados a expectativa de que a mulher acima dos sessenta anos cumpre um papel doméstico e discreto”.

 

Pensando nisso, a artista plástica Fernanda Monteiro da Galeria de Arte, propõe uma reflexão a respeito da atuação artística de mulheres maduras com visões e produções potentes e inspiradoras para outras mulheres que, igualmente maravilhosas, vivem escondidas ou encobertas por veladuras sociais que turvam o que é considerado avançado ou fora do padrão etário.

 

A gestualidade da pintura de Carmen vai ao encontro de uma poética que se finca na tradição, carrega influências modernas e se adensa num discurso contemporâneo sobre a importância do olhar artístico para o trivial, sobre como o comum é plano de fundo, pretexto despretensioso para o ato de pintar, para a articulação de uma gramática visual, destaca a Curadora da Mostra.

 

Durante o período expositivo serão sugeridas ações educativas em conjunto com as artistas, curadores e coordenadores dos projetos com o objetivo de criar uma interlocução entre os núcleos de interesse específicos de cada mostra e o público. Para estas atividades, que serão oportunamente divulgadas, será necessária inscrição antecipada via WhatsApp da Galeria (15) 997890426, conforme diz Fernanda.

 

O período expositivo vai de 9 de outubro a 3 de novembro. A exposição é aberta ao público, gratuita, e pode ser visitada no horário de funcionamento da Galeria, as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 14 às 19:30.h.  

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema (artigovanderleitesta@gmail.com)

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Romu detém acusado de tráfico de drogas no jardim Itanguá

Simone Tebet confirma economista Márcio Pochmann como novo presidente do IBGE

Coleta de lixo não funcionará no dia 1º de janeiro

Corrida de rua: primeira etapa do Planeta Run Series será em maio

Audiência Pública contabiliza perto de 200 sugestões da população à LOA 2023

UBS e PA São Guilherme reabre para atendimento geral de toda a população nesta segunda