26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanha contra a Tuberculose inicia na segunda-feira em Sorocaba

Postado em: 03/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dará início a partir de segunda-feira (5) à Campanha contra a Tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPHs (Unidades Pré-hospitalares e PAs (Pronto Atendimento) e vai até o dia 14 de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose (17 de novembro).

Realizada pela segunda vez neste ano, a campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresente os sintomas da doença.

O Estado de São Paulo descobre em torno de 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil. Em 2018, Sorocaba registrou 151 casos novos através da campanha feita no início do ano.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representa a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR) é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas é orientado procurar imediatamente uma UBS, PA ou UPH para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Após 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, através do Programa de Controle da Tuberculose.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parque Tecnológico de Sorocaba estabelece parceria de cooperação com a Federação das Indústrias do Paraná

Shopping Cidade Sorocaba comemora aniversário com campanha promocional

Acusado de assédio em bairro, homem é raptado, fica em cativeiro e é solto pela PM

Justiça determina que empresas parem de vender disparo em massa no WhatsApp na eleição

Evento de games beneficente agita Votorantim neste domingo

Três Desafios da Nuvem para se preparar em 2019