28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Brasil tem 49 registros de febre maculosa em 2023, com seis mortes

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 14/06/2023

Compartilhe esta notícia:

O Brasil registrou 49 casos de febre maculosa ao longo deste ano, segundo atualização do Ministério da Saúde feita nesta terça-feira (13). Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente. 

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos registros, com 25, sendo oito no Espírito Santo, sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e quatro em Minas.

 

Em 2022, foram registrados 190 casos da doença no Brasil, com 70 mortes. A Agência Brasil publicou matéria com mais informações sobre a doença.

 

Campinas

 

A pasta diz em nota que acompanha a morte de três pessoas com quadro suspeito de febre maculosa em Campinas, no estado de São Paulo Uma das vítimas teve a bactéria como causa confirmada e as outras duas estão com exames em análise.

 

“É importante ressaltar que o município de Campinas é uma área endêmica, e que o período sazonal para a doença no país se estende de maio a setembro”, diz a nota. 

 

Ações

 

O Ministério da Saúde informa que distribui aos estados os antibióticos específicos indicados para o tratamento da febre maculosa, e promove ações de capacitação direcionadas às vigilâncias regionais. Além disso, a pasta diz que tem divulgado diretrizes técnicas e recomendações de conduta para os cuidados clínicos dos pacientes com suspeita da doença e de vigilância ambiental, além de materiais educativos para prevenção. 

 

A febre maculosa, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa que apresenta formas clínicas leves e outras graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado. 

 

A recomendação da pasta para caso de manifestação de sintomas compatíveis, tais como febre, dor no corpo e manchas avermelhadas na pele, é procurar a Unidade Básica de Saúde. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Traficante é preso em flagrante no dia de seu aniversário

EUA: polarização e votos pelo correio podem gerar batalha jurídica

Caixa paga auxílio emergencial para 3,9 mi nascidos em junho

Pacote para carro popular recebe aval de Lula, informa Haddad

Vereadores entregam relatório com reclamações sobre a saúde ao governador

Vestido de mulher, mecânico é preso ao tentar fazer prova de direção no lugar da mãe em Rondônia