28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pacote para carro popular recebe aval de Lula, informa Haddad

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 05/06/2023

Compartilhe esta notícia:

O pacote de estímulo à produção de carros populares recebeu na última quinta-feira (1) o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou há pouco o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele apresentou ao Palácio do Planalto a versão final do programa, que será analisada pela Casa Civil.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O ministro não informou a data de lançamento. Segundo ele, a data dependerá da agenda do presidente Lula e da superação de entraves burocráticos, como pareceres da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ele, no entanto, adiantou que espera que a Casa Civil conclua a análise da medida provisória na segunda-feira (5).

 

Haddad apenas disse que o programa durará “em torno de quatro meses” e explicou que a redução temporária de impostos não trará impacto para os cofres públicos porque a fonte de financiamento está definida.

 

“Nós fechamos um entendimento. Ficou um desenho bom para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], bom para a Fazenda. Os dois ministérios estão muito bem contemplados”, disse Haddad ao retornar do Planalto. De acordo com ele, o pacote vigorará até que os juros comecem a cair no Brasil.

 

“Essa é uma questão limitada aos próximos meses para que não haja demissões. Sobretudo há uma preocupação muito grande com o emprego na indústria automobilística e em toda a cadeia [produtiva]. É uma coisa temporária, com valor definido e tempo definido”, explicou o ministro.

 

Segundo Haddad, Lula validou a fonte de recursos para financiar o programa. De acordo com ele, o impacto final da renúncia de impostos será inferior aos R$ 2 bilhões inicialmente anunciados e será integralmente compensado. “O impacto não só não chega aos R$ 2 bilhões como está mais compensado pelas medidas que levei ao presidente da República”, declarou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 3,6 milhões de estudantes pediram isenção da taxa do Enem 2019

Prefeitura reintegra rua fechada irregularmente na lateral do Gpaci, no Jardim Faculdade

Juros do Desenrola podem passar de 200% em cinco anos

Ufscar Sorocaba recebe inscrições para nova turma de Especialização em Engenharia de Software

Quatro moradores de rua morrem após ingerir bebida; polícia suspeita de envenenamento

Caixa abre 3 agências neste sábado em Sorocaba para saque de auxílio emergencial e FGTS