03 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

BNDES apoia capacitação de empreendedores de baixa renda

Foto: Agência Brasil
Postado em: 23/11/2022

Compartilhe esta notícia:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Movimento Bem Maior (MBM), apoiará a capacitação em gestão de cerca de 30 mil empreendedores de baixa renda de todo o Brasil.

As informações são da Agência Brasil.

A ação se dará por meio do Movimento Pra>Frente, da Fundação Dom Cabral (FDC), que disponibiliza uma plataforma com conteúdos em vídeo, podcasts, e-books e testes que abordam os principais desafios enfrentados por esse público.

 

 

A iniciativa receberá apoio do BNDES Fundo Socioambientel e do MBM com investimentos totais de R$ 12,7 milhões.

 

 

A expectativa é de que, pelo menos, 30 mil pessoas sejam capacitadas até 2025, com foco em mulheres, pretos, pardos e jovens empreendedores. Segundo o BNDES, poderão ser contemplados pessoas em situação de vulnerabilidade e de baixa renda, como trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e desempregados de todo o Brasil que necessitem do apoio para geração de renda por meio do empreendedorismo.

 

 

Os conteúdos da plataforma direcionados aos empreendedores estão organizados em séries completas que abordam temas determinados e visam a solucionar problemas e desenvolver competências como, por exemplo, em vendas e finanças.

 

 

Além disso, os empreendedores terão acesso à mentoria oferecida pela plataforma, por meio da qual receberão orientação individualizada e apoio psicossocial de mentores voluntários. De acordo com o banco, isso possibilitará o compartilhamento de experiência e novas ideias. Esses mentores voluntários serão capacitados em ambiente próprio da plataforma para realizar o suporte aos empreendedores.

Transformação digital

O BNDES e o Movimento Bem Maior também apoiarão o projeto Jornada Escola Conectada, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). A iniciativa promoverá o desenvolvimento, implementação e disseminação do uso de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino. O projeto terá duração de 2 anos e será realizado em parceria com organizações sociais, que prestam apoio técnico e atuam junto a secretarias de Educação.

 

 

Por meio da Jornada Escola Conectada, 127 profissionais da educação terão suas competências fortalecidas para planejar e implementar a incorporação de tecnologias na rede, beneficiando 966 escolas e mais de 279 mil alunos. Para o BNDES, o domínio da tecnologia contribuirá para a gestão eficiente dos recursos escolares bem como para o acesso a recursos federais. O projeto tem investimentos estimados em R$ 5 milhões.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parque Tecnológico de Sorocaba adota aplicativo como aliado no combate à Covid-19

Quarentena deve impulsionar modelo híbrido nas escolas

Menina de 12 anos engravida após ser sequestrada por vizinho no ES; família descarta aborto

Prefeitura entrega mais prêmios do programa Nota Fiscal da Bolada

Estudante de 20 anos morta em acidente com van de universitários era fotógrafa em Sorocaba

‘Virei boiola, igual maranhense’, diz Bolsonaro no Maranhão após beber refrigerante rosa