29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas ocorre em duas regiões de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 17/03/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), mais a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram, na manhã desta quarta-feira (16), uma blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Rua Ruy Barbosa, na Vila Hortência, e na Rua Gino Goria, no Jardim Iguatemi. No total, foram 27 autuações aplicadas e cinco motocicletas apreendidas.
 
 
A ação conjunta tem como objetivo coibir a poluição sonora causada pelos escapamentos de motocicletas, que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
 
 
Durante a blitz, a Urbes autuou 15 veículos e a PM aplicou dez autuações e apreendeu cinco motocicletas, por diferentes irregularidades amparadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal autuou duas motocicletas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.784,62, com base na Lei Municipal nº 11.367/2016, após o técnico ambiental realizar as medições de ruído, com o uso de um aparelho específico, chamado sonômetro.
 
 
A Sema disponibiliza uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim vacina contra a gripe nesta sexta-feira por sistema drive-thru

Estado de SP terá emissão de novo RG; documento passou por reformulação

Polícia faz operação em Sorocaba para combater narcotráfico internacional

GCM flagra e prende pessoas em tentativa de furto de fiação de cobre em área férrea

Cláudio Sorocaba faz requerimento sobre criação do Hospital Municipal Infantil em Sorocaba

Em rádios, Bolsonaro fala de participação nos debates para o 2º turno