26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Análise de pedido de cassação de Arthur do Val deve ser concluída em 10 dias, promete Maria Lúcia

Foto: reprodução
Postado em: 31/03/2022

Compartilhe esta notícia:

A deputada estadual e presidente do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Maria Lúcia Amary (PSDB), disse que a análise do pedido de cassação do mandato de Arthur do Val, deve ser concluída em 10 dias. 


Mais de 30 parlamentares da Casa pedem a cassação do deputado. "Em mais uns 10 dias, daremos uma resposta à sociedade com os resultados. Depois, faremos uma reunião com o Conselho para o parecer. Se for para a cassação, votaremos por maioria simples, ou seja, 48 deputados votando favoravelmente ao parecer do Conselho de Ética". No total, o estado de São Paulo possui 94 deputados.


Do Val, conhecido Mamãe Falei, disse frases sexistas sobre as ucranianas durante visita ao país, que é atacado pela Rússia. Um áudio do parlamentar enviado a um grupo de amigos em aplicativo de troca de mensagens vazou. Conforme ele, as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". Ele afirmou que esteve em viagem para cumprir ajuda humanitária. Do Val era pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, mas retirou seu nome após a repercussão negativa do caso. 

 

Assista

 


"A pressão é muito grande, a imagem da Assembleia Legislativa está muito arranhada. No ponto de vista dos deputados se articularem, percebemos um movimento maior que as outras questões", disse a parlamentar em referência à repercussão do caso do Mamãe Falei. 


O deputado Delegado Olim é o relator do processo. 


Na próxima terça-feira (5), às 14 horas, será iniciado o processo de oitivas das 10 testemunhas de Do Val - inclusive a ex-namorada do parlamentar. "Será uma sessão longa, mas necessária para que possamos dar um ritmo para dar resposta que a população está esperando", afirmou. "As testemunhas serão ouvidas e, depois, o delegado Olim dará seu parecer sobre o caso", continuou. 


A deputada afirmou que a comissão não aceitou prova pericial de áudios que o deputado pediu, pois ele já havia afirmado ser ele mesmo nas gravações, explicou a parlamentar. No caso, a defesa do deputado afirmou que os áudios na valeriam, pois haviam sido gravados na Eslováquia, e não no Brasil. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid: OMS reconhece queda de novos casos na Europa, mas pede cautela

UBS do Aparecidinha é revitalizada e passa a atender também como PA 24 horas

Saae amplia ações de desassoreamento devido ao aumento da vazão de água de Itupararanga

Receita libera consulta sobre restituição do Imposto de Renda

Vereadora Iara Bernardi denuncia apostilamento ao Ministério Público

Gaeco e Polícia Civil deflagram operação em Sorocaba contra grilagem de terras