19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBS do Aparecidinha é revitalizada e passa a atender também como PA 24 horas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba ganhou mais uma Unidade de Urgência e Emergência nesta quinta-feira (24). O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, inaugurou a UBS/PA (Pronto Atendimento) Aparecidinha 24 horas. Com isso, o Plano de Governo de abrir quatro PAs em quatro anos foi cumprido em menos de 14 meses. A solenidade contou com o descerramento da placa do novo serviço em prol da população.

 

A partir das 19h desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Sorocaba deu início ao atendimento 24 horas da UBS/PA Aparecidinha. Dessa forma, o local atende como UBS (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já, das 19h às 7h, nos mesmos dias, a unidade assiste a população como PA (Pronto Atendimento), nos casos de urgência e emergência. Nos fins de semana e feriados, também funciona como PA 24 horas.

 

Além disso, a unidade de saúde recebeu uma revitalização completa, composta pela substituição de cabos elétricos e quadro de disjuntores; manutenção e adequações hidráulicas; pintura de paredes e esquadrias; manutenção e adequação nas portas dos consultórios e salas; fechamentos de áreas em drywall; instalação de corrimão e construção de abrigo para material de limpeza. A reforma foi possível por meio de uma doação da empresa SYL Sistema de Freios, pertencente ao grupo da RD2T Administração de Bens e Empreendimentos Imobiliários, no valor de R$ 238.435.

 

O prefeito Rodrigo Manga destacou o fato de o Plano de Governo de abrir quatro PAs ter sido cumprido muito rapidamente. “A meta era abrir quatro PAs à população em até quatro anos, mas, em praticamente um ano, colocamos para funcionar os PAs Carandá, Sorocaba I, São Bento e, agora, o Aparecidinha”, pontua.

 

Já, o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, lembrou que, com essa missão cumprida, agora o próximo passo é estender o horário das UBSs até as 22h. “Temos muito trabalho pela frente. Abrir esses quatro PAs, neste curto tempo, demonstra o empenho dessa gestão em oferecer o melhor à população. Nosso próximo desafio será estender o horário das UBSs até as 22h”, afirma.

 

Durante a inauguração do PA 24 horas Aparecidinha, a população teve à disposição serviços da Saúde, como atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa, além de aferição de pressão, exame de glicemia e orientações sobre saúde bucal. Houve, também, exposição da Zoonoses sobre combate à dengue; entrega de cestas básicas pela Secretaria da Cidadania (Secid) aos atendidos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da localidade; oferta de empregos e cursos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e da Uniten (Universidade do Trabalhador) e, para as crianças, a Gibiteca da Secretaria da Cultura (Secult). Também participou a Ouvidoria-Geral do Município, atendendo os munícipes no local e o grupo de caminhada “Saber Viver”, com exposição de artesanatos.

 

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, também participaram da solenidade os secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Samyra Toledo (Governo) e Fernanda Burattini (Comunicação), o chefe de Gabinete, André Moron, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; mais a participação dos vereadores de Sorocaba Silvano Júnior, Fabio Simoa e Cristiano Passos, do deputado estadual Rodrigo Moraes e do vereador da cidade de São Paulo José Olímpio. Ainda, esteve presente o diretor de Operações da empresa SYL Sistema de Freios, Edson Cardoso, as coordenadoras da UBS/PA 24h do Aparecidinha, Suely Santos e Grasiela Moreno, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Valério, o pastor Rogério Marques e líderes comunitários conhecidos na região, como Dimas Mota, Paulinho Terra Nova e Professor Guga.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba ultrapassa os 22 mil recuperados da Covid-19

Estados ignoram ministério e mantêm isolamento social

Fiscais da Prefeitura e GCM apuram denúncias de perturbação do sossego em 10 pontos da cidade

Pedido de Lula para anular condenação entra na pauta desta terça de turma do STF

Lei que reconhece academia como serviço essencial em Sorocaba é publicada

Homem é executado a tiros na rua da casa onde mora no Jardim Topázio