20 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBS do Aparecidinha é revitalizada e passa a atender também como PA 24 horas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba ganhou mais uma Unidade de Urgência e Emergência nesta quinta-feira (24). O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, inaugurou a UBS/PA (Pronto Atendimento) Aparecidinha 24 horas. Com isso, o Plano de Governo de abrir quatro PAs em quatro anos foi cumprido em menos de 14 meses. A solenidade contou com o descerramento da placa do novo serviço em prol da população.

 

A partir das 19h desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Sorocaba deu início ao atendimento 24 horas da UBS/PA Aparecidinha. Dessa forma, o local atende como UBS (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já, das 19h às 7h, nos mesmos dias, a unidade assiste a população como PA (Pronto Atendimento), nos casos de urgência e emergência. Nos fins de semana e feriados, também funciona como PA 24 horas.

 

Além disso, a unidade de saúde recebeu uma revitalização completa, composta pela substituição de cabos elétricos e quadro de disjuntores; manutenção e adequações hidráulicas; pintura de paredes e esquadrias; manutenção e adequação nas portas dos consultórios e salas; fechamentos de áreas em drywall; instalação de corrimão e construção de abrigo para material de limpeza. A reforma foi possível por meio de uma doação da empresa SYL Sistema de Freios, pertencente ao grupo da RD2T Administração de Bens e Empreendimentos Imobiliários, no valor de R$ 238.435.

 

O prefeito Rodrigo Manga destacou o fato de o Plano de Governo de abrir quatro PAs ter sido cumprido muito rapidamente. “A meta era abrir quatro PAs à população em até quatro anos, mas, em praticamente um ano, colocamos para funcionar os PAs Carandá, Sorocaba I, São Bento e, agora, o Aparecidinha”, pontua.

 

Já, o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, lembrou que, com essa missão cumprida, agora o próximo passo é estender o horário das UBSs até as 22h. “Temos muito trabalho pela frente. Abrir esses quatro PAs, neste curto tempo, demonstra o empenho dessa gestão em oferecer o melhor à população. Nosso próximo desafio será estender o horário das UBSs até as 22h”, afirma.

 

Durante a inauguração do PA 24 horas Aparecidinha, a população teve à disposição serviços da Saúde, como atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa, além de aferição de pressão, exame de glicemia e orientações sobre saúde bucal. Houve, também, exposição da Zoonoses sobre combate à dengue; entrega de cestas básicas pela Secretaria da Cidadania (Secid) aos atendidos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da localidade; oferta de empregos e cursos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e da Uniten (Universidade do Trabalhador) e, para as crianças, a Gibiteca da Secretaria da Cultura (Secult). Também participou a Ouvidoria-Geral do Município, atendendo os munícipes no local e o grupo de caminhada “Saber Viver”, com exposição de artesanatos.

 

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, também participaram da solenidade os secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Samyra Toledo (Governo) e Fernanda Burattini (Comunicação), o chefe de Gabinete, André Moron, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; mais a participação dos vereadores de Sorocaba Silvano Júnior, Fabio Simoa e Cristiano Passos, do deputado estadual Rodrigo Moraes e do vereador da cidade de São Paulo José Olímpio. Ainda, esteve presente o diretor de Operações da empresa SYL Sistema de Freios, Edson Cardoso, as coordenadoras da UBS/PA 24h do Aparecidinha, Suely Santos e Grasiela Moreno, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Valério, o pastor Rogério Marques e líderes comunitários conhecidos na região, como Dimas Mota, Paulinho Terra Nova e Professor Guga.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manga: Sorocaba é a 1ª cidade de SP a vacinar idosos a partir de 90 anos da população geral

Em decretos, Manga amplia frota de ônibus e cria comissão de vacinação contra covid-19

Chegada de frente fria pode derrubar temperaturas em Sorocaba para 5ºC

Edital de fomento ao teatro ProAC – inscrições abertas

Filho de Candido Portinari é o convidado de live da UNIP

Programa Meu Emprego Trabalho em Equipe abre inscrição presencial na segunda no PAT