28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae amplia ações de desassoreamento devido ao aumento da vazão de água de Itupararanga

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Em razão do aumento considerável da vazão de água da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba, devido às fortes chuvas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou, no último sábado (21), uma força-tarefa para ampliar os serviços de desassoreamento no Rio Sorocaba, no ponto localizado na Avenida Dom Aguirre e proximidades do entroncamento com a linha férrea e a Usina Cultural.

 

 

Será retirado um banco de areia existente no local e feita a estabilização de talude afetado por erosão, ambos decorrentes do aumento da vazão da Represa de Itupararanga para o rio (vazão em 23,89 m³/s nesta terça-feira, dia 24) e da consequente elevação do nível do Rio Sorocaba.

 

 

Essas situações foram verificadas, após vistoria feita pela Defesa Civil do Município, na última sexta-feira (20), que avaliou o local e oficiou a autarquia para que tomasse conhecimento e providências.

 

 

O Saae/Sorocaba, para viabilizar essa ação, sem interferir diretamente no fluxo de veículos na Avenida Marginal, fez um acesso pela margem oposta. Estando os equipamentos à disposição no local, será providenciada a retirada do banco de areia, com aproximadamente 140 metros de extensão, que direciona o fluxo da água para a margem afetada pela erosão, sob a ciclovia existente no local.

 

 

“Até o momento, cerca de mil metros cúbico de resíduos foram retirados e a expectativa é que essa quantidade chegue a quatro mil metros cúbicos. Os trabalhos vão avançar durante toda esta semana e o ritmo depende das condições climáticas favoráveis, que possibilitem a operação das máquinas”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

 

 

No local, a remoção dos sedimentos é feita por meio de escavadeira hidráulica, além de caminhões, para o transporte dos resíduos. “Com essa intervenção, a autarquia devolverá ao curso do Rio Sorocaba, no trecho citado, uma fluidez retilínea da correnteza, evitando o aparecimento de mais erosões em suas margens”, complementa.

 

 

Desassoreamento do Rio Sorocaba

Os trabalhos de desassoreamento do Rio Sorocaba, em parceria com o Governo do Estado, ocorreram durante os meses de maio e outubro de 2022, em três pontos do rio, entre as pontes da Radial Norte e Pinga-Pinga. Ao todo, foram retirados cerca de 50 mil metros cúbicos (4.167 caminhões) de resíduos.

 

 

Por meio dessas novas medidas realizadas desde o último sábado, o Saae/Sorocaba adiantará, com recursos próprios, a ampliação desses trabalhos que estão programados e contemplados pelos serviços de desassoreamento, em parceria com o Governo do Estado, via Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, gerenciado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula destrava emendas herdadas de Bolsonaro e mira redutos de ministros

Saae diz estar no limite da capacidade de tratar água e alerta sobre estiagem

Sorocaba poderá reabrir shoppings e comércio a partir de segunda-feira; entenda como vai funcionar retomada

Caixa vai distribuir 99% do lucro do FGTS de 2021, veja quanto vai receber

Fundo Social de Solidariedade recebe doação de 750 camisetas

Mulher aciona Botão do Pânico e GCM prende ex-marido na porta de delegacia durante perseguição