27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Acumulado de chuva em Sorocaba é o maior dos últimos 10 anos; veja as ocorrências

Postado em: 13/02/2023

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil informa que o total de chuvas acumulado, neste começo de ano, na cidade de Sorocaba é de 984 milímetros, o maior já registrado nos últimos 10 anos e, pelo menos, 20% acima do maior pico que havia sido registrado, em 2017. O acumulado em fevereiro deste ano, até as 7h desta segunda-feira (13), soma 375 milímetros de chuvas, dos quais 100 milímetros em um período de apenas seis horas, entre a noite de domingo (12) e a madrugada desta segunda-feira. Até então, a maior quantidade de chuvas em fevereiro havia sido em 2015, quando choveu 375,5 mm, mas isso contando o mês todo.


Segundo o Saae/Sorocaba, o nível do Rio Sorocaba, nesta manhã, está em cerca de 80 centímetros acima do normal, sendo que às 19h45 de ontem chegou a 2,10 metros acima. A vazão da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba está, no momento, em 10,51m³/s.


A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e demais secretarias e autarquias, que integram a Operação Plano Verão, estão mobilizadas 24 horas, para atender às ocorrências das chuvas na cidade de Sorocaba. Equipes fazem ações de auxílio, incluindo limpeza de ruas, remoção de galhos e árvores, desobstrução de galerias e bocas de lobo, entre outros serviços de manutenção e de sinalização de vias e logradouros. Mais especificamente na região do Parque das Águas, é feito o bombeamento de retirada de água das vias. 

 

Na noite de domingo (12), foram identificados pontos de alagamento e de inundação nos bairros: Jardim Marli, Centro, Jd. Lopes de Oliveira, Jd. São Carlos, Parque Vitória Régia, Jd. dos Estados, Brigadeiro Tobias, Jd. Faculdade, Jardim Marco Antônio, Jd. Sandra, Vila Rica, Central Park, Jd. Aeroporto, Vila Assis, Jd. Maria do Carmo, Jd. Abaeté e Cidade Jardim e Parque Manchester. 

 

Houve deslizamento de muro em alguns pontos, registros de quedas de árvore e a interdição de um imóvel, no Jardim Itanguá.  Essa família já está sendo totalmente atendida pelo Poder Público e está abrigada.

 

Devido às consequências da chuva, houve também duas famílias desalojadas, que estão temporariamente na casa de familiares. As famílias já estão sendo atendidas e amparadas pelo Município, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), junto à Assistência Social e ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das demais equipes da Prefeitura. A população pode colaborar com doações ao FSS, pelo telefone (15) 3238-2503 ou pelo WhatsApp (15) 99108-4462 ou, ainda, presencialmente no Espaço Solidário, localizado na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, das 8h30 às 16h30.

 

A Rua XV de Agosto, assim como a Av. Dom Aguirre (na altura do Parque das Águas), Rua João Gabriel Mendes, Rua Ingracia Angrisani, Avenida General Motors, Rua Guida Mares com Rua José Tótora, além da Rua Francisco Roldão Sanches estão temporariamente interditadas para o trânsito de veículos. A Estrada Vicinal Sorocaba/Iperó opera parcialmente.

 

Os terminais municipais de ônibus operam normalmente, porém, há linhas que estão com desvios temporários: São elas: A21 – Jacutinga e Travessa Sete (ponto final na Igreja da Congregação); 17 e 66 – Central Parque/Ipatinga (desvio da Rua Professora Guida Mares); 30/1 – Genebra/Inhaíba (atende à Escola do Genebra), 33 – Mato Dentro (ponto final provisório no sítio Amigos do Jegue; 34 – Aparecidinha/Via terra (desvio da Estrada da Serrinha e da Estrada do Manequinho), 38 – Aparecidinha/Via Éden (desvio da Avenida 15 de Agosto), 45 e 56 – Retiro São João/Iguatemi (desvio da Avenida 15 de Agosto), 30/2 – Tupã/Caputera (acesso parcial à Estrada Dolores Maria Piaia Lorato), 30/3 – Astúrias/Conceição (desvio da Estrada Santa Maria); 37 – Gutierres (segue pela Estrada Maria Dolores Piaia Lorato, com ponto final provisório no Itaimbé), 304 – Interbairros IV – Éden/Brigadeiro (desvio das estrada Leônidas do Amaral e do 25, via Rodovia Dr. Celso Charuri), 51, 80 e 82 – Cond. Ana Maria (desvio da Rua Pássaro Preto, seguindo pelas ruas Cardeal e Curió e com ponto final provisório na Rua Quero-Quero, e A75 – Campininha (desvio da Estrada do Campininha).

 

Confira as orientações da Defesa Civil, sobre como proceder em caso de chuva intensa, pelo link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/defesa-civil-divulga-acoes-preventivas-para-a-populacao-adotar-e-se-proteger/ . O telefone do órgão, para situações que demandem urgência, é o 199.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chimpanzé foge no Zoológico Quinzinho de Barros; bombeiros encontraram animal

Companhia de Trupé de Teatro apresenta: “Manual de Sobrevivência” - Veja na Coluna “Em Cena” de José Simões

Vereadores Vitão do Cachorrão e Pastor Apolo testam positivo para a Covid-19

Guarda Civil detém homens no centro após roubo de celular

Atraso em salários leva funcionários dos Caps a paralisarem os atendimentos

Decisão do STF que barrou brecha para reeleição no Congresso teve reviravolta após pressão pública