29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A Segurança Pública em debate no Conseg Sorocaba Sul - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 09/06/2023

Compartilhe esta notícia:

O Conselho de Segurança Comunitário Sorocaba Sul, conhecido como “CONSEG”, irá se reunir na quinta-feira, dia 15 de junho, das 19h às 21h. O convite vem do Gabriel Merege, coordenador da entidade que busca levar à população, meios de diálogo com os órgãos policiais na busca de soluções públicas de segurança. Segundo Gabriel, o Conseg é um espaço de participação para o cidadão se comunicar com os representantes das instituições públicas de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. A dificuldade, segundo o coordenador, é conscientizar a população para participar dessas reuniões importantes em cada região de Sorocaba. A Conseg Sorocaba Sul fica na alameda dos Jasmins, 277, jardim Simus e, as informações podem ser obtidas pelo WhatApp 15 98 1461114.

 

Começo este artigo com esta nota da Conseg, por considerar que a população precisa prestigiar as ações comunitárias junto às entidades policiais. Diariamente encontro nas mídias de Sorocaba, como aqui no portal do jornal Ipanema, notícias de assaltos, roubos, agressões e invasões de residências. Ainda nesta semana, fui surpreendido com um telefonema de uma senhora amiga, de 90 anos, que me contou sobre a madrugada em sua casa, onde mora com os filhos. A casa foi invadida por um ladrão que levou medo e insegurança à família. Sorocaba vem se desenvolvendo com rapidez em número de habitantes, mais de 700 mil pessoas, com tendência de chegar a um milhão na próxima década, dos anos 2030.

 

Torna-se necessária a participação pública na busca de soluções práticas junto aos órgãos policiais, muitas vezes impossibilitados de agirem por deficiência de comunicação imediata da população. O bairro de Santa Rosália, agora tem um grande posto avançado da Polícia Militar, no prédio onde funcionava o SAAE. Pode a primeira vista do leitor, ser um local que amedronta os bandidos de se aproximarem das casas e do comércio, mas ainda acontece pela grandiosidade do bairro, a ação dos assaltantes à luz do dia.

 

As festas juninas e o Dia dos Namorados, como eventos para os dias de junho, são chamativos de aglomeração de pessoas em locais públicos. Os espertinhos gatunos se aproveitam disso para furtarem celulares, principalmente nas apresentações de artistas que reúnem milhares de fãs eufóricos na plateia. Basta ver em Votorantim, na Festa Junina, como acontece essa realidade.  Cabe a cada cidadão também fazer a sua parte em estar atento, não apenas dependendo dos seguranças em serviço nesses eventos. Afinal, se existe o Conselho de Segurança Comunitário é para que haja conscientização geral, mesmo que muitos ainda não aceitem ser ajudados. É o que aconteceu esta semana com o Gabriel Merege, ao convidar na porta das casas, a vizinhança para a reunião do Conseg, no dia 15, recebeu de duas senhoras, um bater de portão na sua cara.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no  portal jornal Ipanema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Florianópolis determina restrição domiciliar para turistas paulistanos no megaferiado

GCM e PM realizam nova “Operação Saturação” para coibir “pancadões” e eventos clandestinos neste de sábado

Média móvel de casos de Covid cresce 29% no Brasil

Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha Nacional de Vacinação

Sorocaba tem 25 casos confirmados de Coronavírus e 336 pessoas aguardando resultado de exames

Homem é preso após praticar tráfico de drogas no Centro de Sorocaba