25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Litoral de SP se prepara para evitar turista durante fase vermelha no estado

Foto: Leo Bahia /Fotoarena/Folhapress
Postado em: 05/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Thiago Amâncio, FOLHAPRESS


Com a retomada das restrições duras em todo o estado de São Paulo contra a Covid-19 a partir deste fim de semana e fechamento de atividades não essenciais, cidades do litoral paulista se preparam para evitar a chegada de turistas.


O receio é que a população deixe as grandes cidades em direção ao litoral, levando consigo o vírus que já matou mais de 260 mil pessoas no país em um ano.


O Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), que reúne os municípios da região, pediu ao governo do estado três medidas para conter turistas de outras regiões, segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), que preside o grupo.


Primeiro, as cidades pediram reforço da Polícia Militar para fiscalizar a orla das praias, que estarão fechadas, mas cujo acesso a prefeitura tem pouco efetivo para conter.


A segunda medida foi pedir à Artesp (Agência de Transporte de SP) a suspensão da Operação Descida nas rodovias Anchieta e Imigrantes, que aumenta o número de faixas em direção ao litoral aos fins de semana e feriados para ajudar no escoamento do tráfego.


Por fim, os prefeitos pediram também a criação de barreiras sanitárias antes da descida da serra para o litoral que restrinja a descida de quem não mora ou não tem justificativa válida para ir a essas cidades.


"Estamos em uma situação tranquila na Baixada, na fase amarela. Mas estamos falando de um vírus que sofre mutações e que contamina rápido e de maneira perigosa. Na segunda, tínhamos 52% de ocupações de UTIs.

Na quarta fechamos com 61%, um aumento significativa. O alerta sempre precisa estar aceso", diz o prefeito.


"Infelizmente precisamos pedir ajuda ao estado, porque se contássemos com o apoio e a consciência das pessoas não haveria essa necessidade. Passado um ano da pandemia, ainda existe gente que se recusa a usar máscara", afirma.


"Por característica da região, as pessoas têm segunda residência na Baixada, e acham que o fato de estar na fase amarela dá uma tranquilidade. Isso faz com que haja uma pressão na rede pública de saúde, por isso é importante desestimular a vinda", conclui.


Além de Santos, fazem parte do Condesb, que pediu apoio do estado para garantir o fechamento, as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.


No litoral norte do estado, a cidade de Ubatuba também pediu que os turistas não viajem até lá. "Não venha para Ubatuba. É hora de ficar em casa e cuidar da saúde. Ubatuba te espera assim que esta fase passar", escreveu a prefeitura em rede social.


Em decreto publicado nesta quinta (4), a prefeitura proibiu o acesso às praias, exceto para praticar atividades físicas individuais. Também proibiu a instalação de cadeiras e guarda-sóis na areia e no calçadão, a venda de bebidas alcoólicas das 20h às 6h do dia seguinte e a entrada de veículos de fretamento que levem turistas de outras cidades. Os serviços de entrega dos restaurantes serão permitidos só até a meia-noite.


A cidade não tem UTIs permanentes, apenas suporte ventilatório.


Em Ilhabela, a cidade não pretende restringir a entrada de não moradores, como foi feito no passado, porque a Justiça considerou a medida inconstitucional. A prefeitura informou que deve seguir as regras previstas pelo governo estadual e não deve impedir o acesso às praias, mas apenas o funcionamento de quiosques com mesas.


Por outro lado, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), discorda do fechamento da cidade e diz que, embora vá seguir as normas estaduais, pretende recorrer à Justiça.


"O Plano São Paulo não está sendo respeitado. Temos números de fase amarela e testamos 30% da população. A taxa de ocupação de UTIs é baixíssima, temos só duas pessoas intubadas, uma há mais de 20 dias e a outra intubada ontem", diz.


"Temos que governar hoje com uma baixa arrecadação e uma cidade que de uma hora para outra saltou de 90 mil para 150 mil habitantes, com pessoas que vieram passar a quarentena aqui. O custo operacional e administrativo da cidade aumentou e a arrecadação não", continua.


O prefeito afirma que as praias continuarão abertas, assim como hotéis e pousadas, além de restaurantes para entrega. "Estamos realizando um mutirão de testagem a partir desta sexta para nos prepararmos para as duas semanas que virão e vamos reavaliar os indicadores. Não dá para ficar fechado."

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fundo Social de Solidariedade recebe doação de 600 cobertores e cestas básicas

Carla Zambelli se afasta da Câmara dos Deputados por gravidez

Lula recebe chanceler canadense Mélanie Joly

Equipes do Datafolha são alvo de hostilidade crescente ao fazer pesquisa eleitoral

Lula tem 44% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, segundo Ipec

Delegacias de Defesa da Mulher passam a atender transexuais em SP