A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta semana os agentes de endemias realizam a visita de casa a casa na região do Jardim Serrano.
De acordo com a Sesa, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizado em outubro, cujo índice foi de 1,61, coloca o município em situação de alerta. Até o momento no município foram 1.187 notificações, sendo 176 casos confirmados.
O chefe de serviços de Zoonoses, Edson de Almeida, ressalta que durante as visitas são realizadas diariamente e com base no levantamento larvário. "Nesse período de dias quentes seguidos de chuva, é preciso que a população se atente aos criadouros", ressalta.
A Sesa orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.