19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Valores Fundamentais

Postado em: 22/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Carlos Mattos

Qual é a definição dos chamados ‘core values’ ou valores fundamentais de uma empresa? Quando quero entender o significado de algo, procuro descobrir o que não é primeiro. Foi assim que encontrei a definição do que é um valor fundamental para uma organização. Ao pesquisar as definições dos valores fundamentais, descobri como diferentes pessoas expressam seus valores fundamentais.

Examinando o que várias empresas, organizações e indivíduos disseram sobre seus valores fundamentais, me deparei com palavras como: trabalho em equipe, paixão entusiasmo, pontualidade, segurança, diversão flexibilidade, ética, amor, criatividade. Estas palavras podem ser princípios para a sua vida ou ações para praticar. Algumas são simplesmente ideais. Outras são apenas coisas boas para dizer aos seus clientes. No entanto, nenhuma delas representa um valor fundamental.

Valores fundamentais são diferentes dos valores tradicionais. Vários grupos políticos e religiosos que usam essas palavras para promover suas crenças particulares, sequestraram a ideia de valores tradicionais. Portanto, para mais ajuda sobre o que é um valor fundamental, consultei algumas das definições publicadas:

De acordo com YourDictionary.com, os valores fundamentais são princípios orientadores que ditam o comportamento e a ação. Esses valores, podem ajudar as pessoas a entenderem o que é certo e errado; eles podem ajudar as empresas a determinar se estão no caminho certo e cumprindo suas metas de negócios; e eles representam uma diretriz inabalável e imutável.

De acordo com BusinessDictionary.com, valores fundamentais são um princípio que orienta a conduta interna de uma organização, bem como sua relação com o mundo externo.

No site do Serviço Nacional de Parques, norte-americano, eles respondem à pergunta “Quais são os valores fundamentais?” Com estas palavras: os valores fundamentais não são descrições do trabalho que fazemos ou das estratégias que empregamos para cumprir nossa missão. Os valores estão implícitos ao nosso trabalho, como interagimos uns com os outros, e quais estratégias empregamos para cumprir nossa missão. Os valores fundamentais são os elementos básicos de como fazemos o nosso trabalho. São as práticas que usamos (ou deveríamos estar usando) todos os dias em tudo que fazemos.

Essas definições estão mais alinhadas com meu ponto de vista sobre os ‘core values’. Eu gosto especialmente da ideia de que valores fundamentais criam guias inabaláveis e imutáveis que determinam tudo o que fazemos. Eu afirmo que a maioria das pessoas não dedicou o tempo necessário para determinar os guias inabaláveis e imutáveis que dirigem tudo o que fazem.

Quais são seus valores fundamentais? Você já pensou sobre isso? Você sabe mesmo por onde começar? Agora, pergunte a si mesmo: “Estou aplicando os valores fundamentais em tudo que faço? Todos os dias? Estou fazendo o meu melhor?”

Carlos Mattos é pai, professor, escritor e palestrante, apaixonado por tecnologia. Atua na área de desenvolvimento de software para o mercado corporativo desde 1998. Nomeado pela Microsoft como MVP por 12 anos consecutivos (2003-2016) e como Microsoft Regional Director (2017-2018) em reconhecimento às suas contribuições para as comunidades técnicas e acadêmicas. Mattos é Chief Architect e Head of Technology and Innovation na GFT.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil

Manga emite sinal de alerta sobre migração de usuários da Cracolândia da capital para o interior

Rodízio no abastecimento de água tratada completa segunda semana nesta 4ª feira

Prefeitura realiza ação de testagem rápida de HIV e sífilis neste domingo (29) na Praça Frei Baraúna

População adulta de Sorocaba é 100% contemplada com pelo menos uma dose da vacina contra Covid

Comércio e atividades religiosas: veja o que é retomado na 1ª etapa da fase de transição