22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Trump promete "forte retaliação" caso Irã contra-ataque

Foto: REUTERS / Jonathan Ernst/Direitos reservados
Postado em: 06/01/2020

Compartilhe esta notícia:

 

 

O presidente norte-americano, Donald Trump, alertou o Irã sobre a possibilidade de "forte retaliação" caso Teerã responda ao assassinato, pelos Estados Unidos (EUA), do general iraniano Qassem Soleimani, em um ataque de drone na semana passada.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Trump falou à imprensa nesse domingo (5), a bordo do avião presidencial, quando voltava para Washington após visita ao estado da Flórida.

 

Líderes iranianos vêm indicando que Teerã pode retaliar contra o assassinato de Qassem Soleimani, ocorrido no Iraque na semana passada.

 

O Parlamento do Iraque também se pronunciou sobre o ataque ocorrido em território iraquiano e aprovou resolução pedindo a saída de tropas estrangeiras do país, incluindo as dos Estados Unidos.

 

Trump manifestou descontentamento com a decisão. Ele afirmou que se o Iraque pedir a retirada das tropas americanas, Washington vai impor sanções jamais vistas contra Bagdá.

 

Irã

 

O corpo do alto comandante militar iraniano Qassem Soleimani foi enterrado nesta segunda-feira. Ele morreu durante um ataque de drone dos Estados Unidos, na sexta-feira (3), perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque. Homenagens foram prestadas em todo o país. O caixão foi levado da cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã, para a capital, Teerã.

 

O Irã promete retaliações contra os EUA pela morte de Soleimani. Grupos armados da região, solidários ao Irã, também juram vingança.

 

No Líbano, o líder do grupo muçulmano xiita Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, disse ser necessário retaliar. Segundo ele, o objetivo do chamado Eixo de Resistência é expulsar tropas dos Estados Unidos de toda a região. Ele disse que o Hezbollah vai trabalhar com o Irã e o governo do presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro nomeia para a PF indicado de Ramagem, barrado pelo Supremo

Em meio à pandemia, Conmebol confirma Copa América no Brasil e agradece a Bolsonaro

Cadastro on-line da segunda dose contra covid para idosos de 68+ anos é publicado; confira

Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica na Zona Leste

Sem interrupção federal, país teria 100 milhões de vacinas até maio, diz presidente do Butantan

Isolamento social em São Paulo é de 55%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente