22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara de Sorocaba vota pedido de cassação do prefeito nesta quinta-feira

Postado em: 30/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal realiza, na próxima quinta-feira (01/08), a partir das 13h, uma Sessão Extraordinária para votar o pedido de cassação do mandato do prefeito José Crespo por conta de denúncia de infração político-administrativa, no caso conhecido como “falso voluntariado”. A convocação foi feita hoje, pela Mesa Diretora do Legislativo, após a apresentação do relatório final das investigações realizadas pela Comissão Processante, que aponta procedência da acusação contra o chefe do executivo.

O documento foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), no final da manhã, logo após a reunião entre os membros da Comissão Processante, para votação do documento com a conclusão das investigações. O relatório recebeu votos favoráveis do presidente da Comissão, Silvano Júnior (PV), e do relator, Hudson Pessini (MDB). O terceiro membro da Comissão Processante, vereador Luis Santos (Pros), apresentou um voto divergente, o que, no entanto, não inviabilizou a entrega do relatório.

Sobre o seu voto divergente, o vereador Luis Santos disse discordar de alguns pontos, incluindo a ausência do depoimento do então secretário de Comunicação da Prefeitura, Eloy de Oliveira. “Embora chamado pela comissão, o secretário não veio, não dando oportunidade, inclusive da defesa questioná-lo. O que temos aqui é o que foi dito no seu depoimento na justiça”, esclareceu.

“Mesmo com o voto divergente, não houve apresentação de relatório em apartado, o que fez com que conseguíssemos cumprir o prazo e entregar o relatório”, ressaltou o relator, Hudson Pessini. O presidente da Comissão, vereador Silvano Junior, reforçou que em momento algum houve cerceamento da defesa do prefeito.

O presidente Dini ressaltou o trabalho árduo da comissão nos últimos três meses, inclusive durante o recesso parlamentar e desde o recebimento, na tarde de ontem, do documento de defesa do prefeito José Crespo, que pedia o arquivamento da denúncia. “A Comissão trabalhou ininterruptamente, de maneira imparcial e prudente, buscando exclusivamente os interesses da cidade de Sorocaba e não interesses particulares”, afirmou.

Rito de votação – Conforme rege o regimento interno da Câmara, a Sessão Extraordinária será aberta às 13h, com a leitura das peças do processo que forem requeridas. Na sequência, cada vereador poderá se manifestar, sem apartes, pelo prazo de 15 minutos. O prefeito (ou seu advogado) poderá produzir defesa oral, sem apartes, pelo prazo de 2 horas, seguindo-se o direito de cada vereador se manifestar em réplica, sem apartes, pelo prazo de 5 minutos. O prefeito (ou seu advogado) terá direito à tréplica, sem apartes, pelo prazo de 40 minutos.

Concluída essa fase de manifestações, será realizada a votação nominal sobre a denúncia. Para votar o pedido de cassação, serão necessários os votos dos 20 vereadores. Para que ocorra a cassação, são necessários 14 votos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba participa de evento virtual de Cidades Educadoras

Plano Verão busca prevenir danos causados por chuvas em Sorocaba

"Não passam de narrativas", diz Derrite sobre tortura em ação policial no Guarujá

Partido de Crespo realiza convenção no sábado e deve escolher médico Leandro Fonseca como candidato a prefeito

Prefeitura usa redes oficiais para denunciar ‘suposto’ ataque à página de Crespo

Com novo recorde, SP bate quase 500 mortes e 7,4 mil casos