26 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura usa redes oficiais para denunciar ‘suposto’ ataque à página de Crespo

Postado em: 05/04/2019

Compartilhe esta notícia:

O Prefeito José Crespo, pela segunda vez em menos de dois meses utilizou veículos de comunicação oficiais da Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação e Eventos, para manifestar questões pessoais. Neste caso, um problema que ocorreu em sua página particular do Facebook.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação informou que, ‘a fanpage do prefeito José Crespo, havia sido hackeada’. Ainda na nota, há a informação de que ‘medidas cabíveis já estão sendo tomadas para que o autor seja localizado’. A Prefeitura também divulgou banner com o aviso em suas páginas nas redes sociais.

width=1080
Reprodução / Facebook

No ‘suposto’ ataque havia postagens que diziam que “o prefeito garantia a permanência da UPH da Zona Leste”, em outra, “Crespo, afirma ser um ‘Prefeito de Bxxx’ e pedem para que os ‘sorocabaninhos’ deixem ele em paz”.

Durante o pouco tempo que foi ‘supostamente hackeado’, alguns internautas aproveitaram para tecer críticas e fazer comentários. “Deve dar um trabalhão ficar apagando comentários’, dizia um deles”.

width=869

Outro caso

Em fevereiro, após publicar uma matéria elogiosa à “Gestão Crespo” na capa do Jornal do Município de Sorocaba, a imprensa oficial da cidade, a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura publicou uma “errata” na edição da semana seguinte em que afirmou ter ocorrido um erro na publicação.

width=535
Reprodução / Portal Oficial da Prefeitura

Na ocasião, o Ministério Público se manifestou dizendo que a ação seria investigada. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a Lei de Improbidade (Lei n° 8.429/92, artigo 12, inciso III) prega, em casos como esse, punição ao prefeito, que pode chegar até em perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por até 5 anos, além do pagamento de multas.

O MPF sustenta em diversas decisões que mesmo em sites pessoais, a utilização de fotografias, nomes, símbolos ou imagens que configurem autopromoção do chefe do executivo municipal ou de qualquer agente público, em especial nas obras e realizações em que haja o emprego de recursos públicos, devem ser evitados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM flagra e detém cinco pessoas com 400 kg de ferro retirado de área ferroviária

Prefeitura divulga lista de comércios que podem voltar a funcionar durante quarentena

Prefeitura de Sorocaba anuncia abertura do primeiro mercado de proximidade OXXO na cidade

Presidente da Fundação Palmares diz que tirou nome de Marina Silva de lista de personalidades negras

Polícia flagra produção de "maconha gourmet" em bairro nobre de Sorocaba

Governo Lula abandona memorial do 8/1 e prevê Museu da Democracia com R$ 40 mi do PAC