Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18), em sua sede administrativa no Jardim santa Rosália, a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba discutiu uma série de fatores que envolverão as atividades da autarquia, tanto de forma interna como externa, no período em que estiverem vigorando as medidas estabelecidas pela Prefeitura de Sorocaba, relacionadas à prevenção e combate ao coronavírus, bem como definiu as ações a serem colocadas em prática.
De acordo com o diretor-geral, engenheiro Mauri Gião Pongitor, os serviços essenciais desenvolvidos pela autarquia serão mantidos normalmente, enquanto outros serão restringidos ou suspensos temporariamente.
"Tais restrições se darão como consequência da redução do número de funcionários que temporariamente não poderão continuar trabalhando, devido às condições de idade e patologias que os colocam no grupo de risco. Como consequência, determinados serviços serão suspensos integralmente, enquanto que outros funcionarão parcialmente, até que atravessemos esse momento e possamos voltar à normalidade", explica Mauri.
Os serviços definidos como essenciais pela autarquia incluem as operações e as manutenções relacionadas aos sistemas de água, esgoto e drenagem do município, que garantirão a captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e a contenção, bombeamento e drenagem de águas pluviais.
No que diz respeito aos serviços que terão restrições, ou seja, serão desenvolvidos de acordo com a disponibilidade de funcionários em atividade, a direção da autarquia definiu a execução de novas ligações de água e de esgoto já solicitadas pelos munícipes, e agendadas por meio de uma programação estabelecida, que serão realizadas em prazos maiores que os normalmente praticados, o mesmo acontecendo com as obras de extensão de redes de água, esgoto e drenagem, que serão executadas de acordo com as prioridades e disponibilidade de pessoal.
Novas ligações e atendimento pessoal
Já as atividades da autarquia que serão suspensas integralmente incluem os pedidos de novas ligações de água e esgoto e o atendimento presencial ao público na sede administrativa da autarquia, localizada no Jardim Santa Rosália.
Como alternativa para o atendimento presencial, a população poderá se dirigir aos postos do Saae/Sorocaba instalados nas Casas do Cidadão, que funcionarão normalmente, porém a autarquia orienta que seja dado preferência aos contatos à distância, via fones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224.5800; e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e Whatsapp 15 9 9767 7606.
"Esse é um momento emergencial, em que precisaremos da compreensão e da colaboração de todos, motivo pelo qual traçamos uma logística que levou em consideração as restrições que teremos em nosso quadro de funcionários e a necessidade de evitar aglomerações, entre outras questões, e logicamente nos pautamos também pela necessidade de mantermos os serviços essenciais que prestamos à população e que não podem ser prejudicados", finaliza o diretor-geral da autarquia.
Cortes suspensos
A direção da autarquia também definiu que o serviço de corte do fornecimento de água por inadimplência, ou violações do regulamento, ficarão suspensos por 60 dias, devendo ser retomado a partir do momento em que a situação de saúde pública se normalizar.
Ainda de acordo com o que ficou definido na reunião desta quarta-feira, as medidas estabelecidas pela autarquia entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (23) e serão avaliadas periodicamente.