22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Quem perdeu a data pode se vacinar a qualquer tempo em SP

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Postado em: 16/06/2021

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A Prefeitura de São Paulo iniciou o escalonamento de vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos nesta semana. Mas isso não impede que aquelas que não puderam se vacinar na data determinada sejam imunizadas em outro dia.


Na segunda (14) e na terça (15), foram vacinadas as pessoas com 56 e 57 anos. Nesta quarta, será a vez de quem tem 58 e 59. Porém, se quem iria se vacinar no primeiro grupo da semana não pôde ir a um dos postos na data, poderá ir hoje, por exemplo. Isso já ocorre com outras faixas etárias que começaram a ser imunizadas no início da campanha, de acordo com a gestão municipal.


De acordo com a prefeitura, o escalonamento foi feito para evitar filas, e por isso pede que a data seja respeitada.


"O escalonamento facilita para não termos aglomerações", afirmou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde. "Fizemos essa divisão e vamos fazer ao longo de todo o processo de vacinação anunciado pelo governo do estado até o dia 15 de setembro, quando a gente completa a vacinação das pessoas acima dos 18 anos", completou.


Segunda (21) e terça (22) da próxima semana será feita uma "repescagem", segundo a prefeitura, para imunizar as pessoas entre 50 e 59 anos que não compareceram aos postos nesta semana.


A expectativa da prefeitura é que esse grupo entre 50 e 59 anos atinja cerca de 1,4 milhão de pessoas na capital paulista.


As pessoas que forem se vacinar devem levar um documento de identificação e, se tiverem, o cartão do SUS.

 

Na capital paulista, também é necessário apresentar um comprovante de residência. A secretaria também pede que seja feito o cadastro no site VacinaJá!. Não é obrigatório esse cadastro, mas agiliza o processo no momento da imunização.


Para quem for tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os imunizantes disponíveis, segundo a prefeitura, são da AstraZeneca e da Pfizer. O Coronavac será aplicada para a segunda dose do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

 

FILÔMETRO


Para evitar filas, também foi criado um "Filômetro", que indica a situação da fila nos locais de imunização. Para acessar o serviço, basta entrar no site De Olho na Fila e escolher entre posto volante (montado em farmácias, igrejas e supermercados); drive-thru (quando a pessoa é vacina sem precisar sair do carro); megaposto (locais onde a pessoa pode ir à pé); e ainda uma das cinco diretorias regionais de saúde (centro, norte, leste, oeste e sul).


No caso das diretorias regionais de saúde, é necessário escolher uma delas e clicar no distrito para ver os pontos de vacinação disponíveis, em sua maioria, UBS.


Ao clicar no ponto desejado, serão fornecidas informações como o nome do posto, que tipo ele é (megaposto, UBS ou drive-thru), endereço, situação e a última atualização.

Calendário da vacinação Na capital paulista

58 e 59 anos
14 e 15 de junho

56 e 57 anos
16 de junho

54 e 55 anos
17 de junho (quinta-feira)

52 e 53 anos
18 de junho (sexta-feira)

50 e 51 anos
19 de junho (sábado)

Projeção para os próximos grupos

Faixa etária - Início
43 a 49 anos - 23/6
40 a 42 anos - 30/6

Projeção de demais faixas etárias

Datas


35 a 39 anos - 15/7 a 29/7
30 a 34 anos - 30/7 a 15/8
25 a 29 anos - 16/8 a 31/8
18 a 24 anos - 1º/9 a 15/9

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita paga hoje as restituições do lote residual de janeiro do IRPF; serão depositados R$ 725 milhões

Manga pretende processar Governo Estadual por crise de leitos covid

Mudanças climáticas agravam insegurança alimentar, diz pesquisadora

Polícia Civil prende jovem suspeito de pedofilia na região de Sorocaba

Sindicato dos Jornalistas e vereadoras repudiam agressão a repórter durante ato pró-Bolsonaro

Pacientes com diabete correm maior risco de complicações por covid-19