24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sindicato dos Jornalistas e vereadoras repudiam agressão a repórter durante ato pró-Bolsonaro

Foto: reprodução
Postado em: 03/08/2021

Compartilhe esta notícia:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, pela sua Diretoria Regional de Sorocaba, e as vereadoras Iara Bernardi e Fernanda Garcia divulgaram nesta última segunda-feira notas repúdio contra agressões ocorridas ao repórter Reinaldo Galhardo, em Sorocaba, durante uma cobertura de ato a favor do presidente Jair Bolsonaro e ao voto impresso. 
 
No domingo, enquanto registrava a manifestação, filmando com seu celular, o jornalista, conhecido pelo apelido de "Macarrão", começou a ser xingado por parte dos participantes do ato e teve a gravação interrompida após início de agressões físicas. Um dos participantes deu um murro em sua mão, jogando seu celular no chão, que acabou quebrando. A violência ocorreu durante manifestação convocada pelo Movimento Conservador de Sorocaba, realizada no domingo, dia 1, no estacionamento do Paço Municipal de Sorocaba, interior de São Paulo.
 
 
O Sindicato disse "repudiar a agressão de alguns apoiadores do movimento pelo “voto impresso” ao jornalista. Reinaldo trabalha no portal de notícias SNewsSorocaba (https://snewssorocaba.com.br/), de sua propriedade, e acompanha acontecimentos da vida da cidade". 
 
 
"A agressão sofrida pelo jornalista sorocabano é mais um grave ataque ao exercício jornalístico e à democracia que, infelizmente, vem se ampliando no Brasil, muito em consequência da narrativa perversa do presidente da República Jair Bolsonaro que insiste em atacar a imprensa e os profissionais da comunicação", diz a nota sindicalista.
 
 
"O ataque a Reinaldo foi gravado e é possível verificar a ausência de intervenção da Polícia Militar, que nada fez mesmo com o pedido do jornalista e a identificação dos agressores, assim como o discurso dúbio dos vereadores sorocabanos Dylan Dantas (PSC) e Vinícius Aith (PRTB), que comandavam o ato e reafirmaram o entendimento da massa de que o jornalista era um “infiltrado” e “contrário ao ato”. No áudio dá para escutar um dos vereadores falando no carro de som: “calma, patriotas! Calma! É isso o que eles querem.”, continua o texto do sindicato. "Por fim, o SJSP informa que está prestando toda a assistência necessária ao jornalista Reinaldo Galhardo, que já fez boletim de ocorrência, e tomará as medidas necessárias para restabelecer a perda material do equipamento de trabalho e também as condições para o livre exercício profissional dos jornalistas", finaliza. 
 
 
Vereadoras também reagem à agressão

 
As vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL) também reagiram contra a agressão ao profissional. 

 
Iara escreveu: "Toda a minha solidariedade ao jornalista Reinaldo Galhardo, o Macarrão, da SNews Sorocaba, que foi agredido ontem por manifestantes pró-Bolsonaro, durante o ato a favor do voto impresso no Paço Municipal. Macarrão filmava a manifestação com seu celular da cor "vermelha", quando teve o aparelho quebrado por um casal, que o discriminou apenas pela cor do smartphone.


Um grave atentado contra a liberdade de imprensa! Mas não apenas isso, foi um ato de preconceito contra a cor "vermelha", tão odiada pelos bolsonaristas. Mas que simboliza, entretanto, amor, coragem e resistência!!! E hoje, tudo isso e muito mais... é a cor que nos traz a esperança contra todo o ódio e a violência que assombram o país!!!


O ódio não vencerá!!!"

 
Já Fernanda divulgou em suas páginas oficiais: "É com profunda indignação que manifesto repúdio ao ataque covarde sofrido pelo jornalista Reinaldo Galhardo, do SNEWS Sorocaba.


Enquanto fazia a cobertura jornalística da manifestação de extrema-direita pelo voto impresso, realizada neste domingo (01), em frente ao Paço Municipal, Reinaldo foi covardemente hostilizado e teve seu celular quebrado por militantes bolsonaristas.


No áudio da gravação, é possível compreender que os manifestantes chamavam o jornalista de comunista, pelo fato do seu smartphone ter a cor vermelha - cores do veículo de comunicação a qual Reinaldo trabalha. Após ser ofendido, Reinaldo ainda teve seu instrumento de trabalho quebrado com um ataque violento dos “manifestantes”.


Esse episódio só demonstra a violência, selvageria e irracionalidade da extrema-direita, que faz campanha nacional contra a urna eletrônica: o mesmo sistema de votação que elegeu Bolsonaro e seus filhos em 2018, em 2014, 2010, 2006, 2002 e 1998.


Evidentemente, o problema deles não é a urna, é a derrota.


Desejamos ao jornalista Reinaldo e a toda a imprensa muita força. Exercer o trabalho de comunicação em tempos tão sombrios está se tornando uma tarefa cada vez mais perigosa.


Minha mais sincera solidariedade e respeito ao trabalho de vocês".

 
O presidente da 24ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Sorocaba também se manifestou sobre o ocorrido: "Minha solidariedade ao jornalista Reinaldo Galhardo, que, segundo narrado, foi agredido e teve seus equipamentos quebrados em manifestação ocorrida no Paço Municipal. O fanatismo, pra lá e pra cá, é irracional. É preciso, com urgência, combater grupelhos que pregam contra instituições democráticas".

 
Reinaldo Galhardo postou uma nota em seu Facebook comentando a agressão sofrida por ele durante a cobertura do ato. Veja: 

 
 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tempo da peneira - Veja artigo semanal de Vanderlei Testa

Redução brusca de passageiros no transporte público de Sorocaba preocupa Urbes

STF derruba decisão que mandou soltar acusado de homicídio

Correios abandonam negociação com tribunal e categoria ameaça parar

Doria diz que Bolsonaro precisa trabalhar mais e tuitar menos

Arquidiocese pede que presidente da Câmara de SP envie denúncias que diz ter sobre padre Júlio