22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura participa da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Foto: Secid/Divulgação
Postado em: 05/09/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), participa da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O tema foi debatido em reunião realizada, na quinta-feira (1), com representantes da Secid, da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, da equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e da Coordenação de Saúde Mental do município, além de diretores de escolas da rede estadual.

 

Nessa ocasião, os profissionais da saúde e a equipe gestora da área de Educação conversaram sobre a saúde mental e emocional dos adolescentes, fizeram a apresentação dos equipamentos de saúde nessa área ligados à Secretaria da Cidadania e explicaram como funciona o fluxo de atendimento.

 

O tema foi escolhido também em referência ao Dia do Adolescente (21 de setembro).


“A adolescência é um período delicado e muito importante na vida de todas as pessoas. Uma fase de muitas transformações, pela transição entre a infância e a vida adulta. São muitas mudanças, físicas, emocionais e sociais, que podem fragilizar o indivíduo. Por isso mesmo, é fundamental haver um suporte robusto, oferecido pela família, principalmente, mas também institucional, por parte do Poder Público”, enfatiza o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

 

Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considere que a adolescência abrange o período compreendido entre os 12 e os 18 anos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência vai dos 10 aos 19 anos de idade, ambos estabelecem a necessidade de haver um acompanhamento muito próximo, de pais e responsáveis, ao longo desse período.

 

“O estabelecimento de políticas públicas de prevenção e o cuidado com os adolescentes são pautas sempre presentes na atual Administração, pois, para a Secid, é importante mediar ambientes de diálogo e proporcionar constantemente ações de conscientização sobre os espaços de atendimento às nossas crianças e adolescentes, assim fortalecendo a rede de apoio que eles têm à sua disposição”, afirma a responsável pela Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secid, Janaína Diniz.

 

“Se nós, adultos, por vezes, não conseguimos expressar nossos sentimentos e emoções, como podemos cobrar isso de um adolescente? Por isso, muitos se expressam por meio do seu comportamento e é necessário estarmos atentos. Precisamos falar sobre a causa e não apenas sobre a consequência, ou seja, avaliar em qual contexto aquele adolescente está inserido. Entendemos que as ações que esse adolescente demonstra pelo comportamento é só a ponta do iceberg. Por isso, é tão importante andarmos juntos, como instituição, cuidando do todo”, afirma a profissional do CAPS Aline Coelho Salvador, que participou do encontro ao lado das outras técnicas do CAPS, Tâmara Urban Monteiro, Roberta Gabrioti e Livia Siviero Canavezi.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guedes recicla promessas para 2º mandato e fala em combate rápido à inflação

Globo não aceita exigências do Palmeiras para transmissão do Brasileiro

Câmara de Sorocaba vota criação do Conselho Municipal do Jovem

Prefeitura firma acordo com empresa de pavimentação para novo asfalto em ruas do Altos do Ipanema

Vendedora registra boletim de ocorrência contra GCM; quebraram mesas e cadeiras

PM prende cinco homens e detém adolescente por tentativa de furto a lotérica em Sorocaba