A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu a realização de 36 ações educativas de trânsito para o mês de novembro. Assim como ocorreu em outubro, novamente, a prioridade serão as atividades voltadas para crianças e adolescentes, que totalizam 25 iniciativas, sobretudo, em escolas das redes municipal, estadual e particular. As demais atrações ocorrerão em pontos e locais estratégicos da cidade, voltadas ao público em geral.
Ao todo, serão trabalhadas 15 temáticas diferentes, quatro delas nas unidades de ensino e 11 baseadas em abordagens a públicos específicos no trânsito, tais como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas. As ações conscientizam acerca de assuntos importantes, a exemplo de respeito ao limite de velocidade, uso obrigatório da seta, proibição e perigos do uso do celular ao volante, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, uso correto da faixa de travessia de pedestres, entre outros.
A programação mensal terá início nesta quinta-feira (3), no CEI-97(Jardim Piazza Di Roma), das 9h às 11h, e no CEI-82 (Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho), das 14h às 16h, assim como na sexta-feira (4), no CEI-09 (Jardim Arco-íris), pela manhã e à tarde. Nessas ocasiões, haverá o teatro de fantoches “Superamarelinho”, com enfoque na importância dos agentes de trânsito para a mobilidade urbana.
No sábado (5), das 9h às 11h, a Praça Rui Morato Castanho, no Jardim Portal da Colina, foi selecionada para sediar o teatro de fantoches “Xô acidente”. “Recebemos muitos pedidos de escolas, no mês passado. A agenda de outubro, por ocasião do Dia das Crianças, ficou cheia e decidimos, então não deixar ninguém de fora, focando novembro também no atendimento à demanda desse público”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.
Na próxima semana, de 7 a 11 de novembro, todas as 10 atividades programadas são também para crianças e jovens, mas no Colégio Horizonte (Jardim Santa Terezinha), Escola Estadual “Escolástica Rosa de Almeida” (Vila Haro), CEI-87 (Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério), CEI-57 (Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho) e CEI-17 (Jardim Sandra). Além do “Superamarelinho” e do “Xô acidente”, a equipe de arte-educadores da Semob, vestida como “anjos”, realizará o teatro “Casos Celestiais”, alertando sobre os perigos das imprudências no trânsito.
O agendamento de palestras e teatros, para dezembro, já pode ser feito pelo site da Urbes (
https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento. “Contamos com a adesão sempre maciça das escolas. Notamos que trabalhar com esse público é muito eficiente, pois as crianças comentam com os pais sobre o que aprenderam e atum como multiplicadores para a segurança no trânsito”, destaca Carlos Eduardo Paschoini, secretário da Semob.
No dia 18, especificamente, está prevista uma atividade especial, que se trata de uma blitz educativa, com abordagem a motoristas, das 9h às 11h, na Av. São Paulo (Árvore Grande), em virtude do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes no Trânsito.
Outras ações programadas para novembro, ao longo do mês, são: “Álcool x Direção – Garrafa”, “Motociclista Seguro – Entrega segura”, “Teatro – Deu ruim”, “Celular – Emoji”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, Palestra – “Educação para o trânsito”, “Limite de Velocidade – Blitz”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Faixa viva – Cones”, “Motociclista Seguro – Painéis” e “Sinalize, dê seta! – Blitz”.
O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de novembro, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).