A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Educação (Sedu) e Segurança Urbana (Sesu), anunciou, na tarde desta segunda-feira (26), na E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, Zona Norte da cidade, a abertura do edital para contratação de vigias para escolas municipais de Sorocaba.
A Sedu informa que será investido um valor aproximado de R$ 5 milhões nesse programa. Serão instalados, inicialmente, 50 postos com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas de segurança por dia e um total de 200 vigias.
A vigência para essa primeira etapa de contratação do serviço será de seis meses, com posterior avaliação da administração quanto a prorrogações, podendo ampliar para 70 postos de trabalho, inclusive. O critério de escolha das unidades escolares segue um levantamento feito pelo observatório de segurança pública da Secretaria de Segurança Urbana.
Prestigiaram o ato o prefeito Rodrigo Manga e os secretários, Marcio Carrara, da Educação, Cel. Vitor Gusmão, da Segurança Urbana, e Fernanda Burattini, da Comunicação (Secom), além dos vereadores João Donizete, Cícero João, Cristiano Passos, Dylan Dantas, Fausto Peres, Luis Santos e Vitão do Cachorrão.
“Esta é uma contribuição muito importante para Sorocaba, pois, além de proteger nossas escolas como patrimônio e o andamento educacional dos nossos estudantes, serão gerados novos empregos, aquecendo a economia da cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
De acordo com o secretário da Educação, Marcio Carrara, estima-se que os profissionais possam iniciar as atividades já no próximo mês de maio. “Com a publicação do edital e a realização do pregão eletrônico, a previsão é de que esses profissionais iniciem em até 30 dias”, salientou. “Com os vigias, nossa expectativa é de que as invasões possam zerar. Vale ressaltar que os postos de trabalho podem ser remanejados de local, de acordo com a necessidade das escolas da rede”, completou.
Além dos vigias, a Prefeitura já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação do sistema, a partir das unidades escolares, no segundo semestre deste ano.
“Mesmo com os vigias e com a implantação do COI, continuaremos realizando e intensificando o patrulhamento nas escolas e nos demais próprios municipais”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão.