O prefeito em exercício, Fernando Dini, assinou nesta quarta-feira (8) ofício endereçado ao secretário estadual da Habitação, Flávio Amary. No documento, a Prefeitura disponibiliza para o Estado uma área de pouco mais de 9.100 metros quadrados, localizada na Vila Nova Sorocaba, para o Programa Nossa Casa Paulista. Esta é a quarta área concedida pelo município nos últimos meses para o desenvolvimento de programas habitacionais para a população de baixa renda. Anteriormente já haviam sido oportunizados terrenos no Jardim Tropical (21.000m²), Aparecidinha (9.000m²) e Cajuru (12.000m²), todos já vistoriados e aprovados pelo governo estadual como aptos a abrigar unidades habitacionais.
“É mais um passo que o governo municipal dá no sentido de viabilizar novos empreendimentos habitacionais de interesse social em Sorocaba e que vai atender a população que mais precisa de moradia”, destaca o prefeito Fernando Dini. O secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Sérgio Barreto, acrescenta que os passos que a administração municipal têm dado nesse campo são importantes e demonstram o interesse em criar condições para que sejam viabilizados novos projetos habitacionais populares em Sorocaba.
“É bom frisar também que o município vai usar o cadastro que está sendo feito por meio do programa Bem Morar, da Sehab, no sorteio dos que serão atendidos por esses programas habitacionais”, diz o secretário. Ele estima que apenas na área que está sendo disponibilizada na Vila Nova Sorocaba seja possível construir algo em torno de 150 apartamentos, que é a opção de moradia que possibilita o melhor aproveitamento da área e da infraestrutura urbana disponível no local.
Sérgio Barreto explica que no formato do Nossa Casa Paulista, o município oferece áreas ao Governo Estadual, que as coloca “numa vitrine” para que construtoras possam escolher e construir as unidades habitacionais, que são sorteadas pelos municípios, a partir de cadastros prévios, como o Bem Morar. O preço das unidades habitacionais é subsidiado pelo governo estadual.