O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi destaque nacional ao ser entrevistado pelo Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta manhã de terça-feira (23).
Sobre as atuais medidas que a Prefeitura de Sorocaba tem tomado, o prefeito disparou: "não queremos em nenhum momento pensar em lockdown". Ele também defendeu a atuação de comerciantes e voltou a mencionar o sistema drive-thru de atendimento do comércio durante a fase emergencial decretada pelo governador João Doria.
Uma notícia dada em primeira-mão por ele é o anúncio de PPP (Parceria Público-Privada) para adquirir 300 mil doses de vacina contra a covid-19. Entre as empresas interessadas em participar da ação, segundo ele, está a Toyota do Brasil.
O prefeito também esclareceu que tentará reforçar o distanciamento em estabelecimentos, como supermercados. "Limitaremos a ida de famílias inteiras a mercados, por exemplo. Se quatro estiverem indo, pediremos que apenas uma pessoa adentre o estabelecimento".
O destaque da entrevista também foi o fechamento das áreas urbanas da cidade com as barreiras sanitárias educativas a serem feitas com objetivo de evitar a propagação da covid-19. "É uma barreira educativa - estarão participando guardas municipais e agentes de trânsito, além de profissionais da área de saúde. Eles irão aferir temperatura, ver se essas pessoas estão usando máscaras, se não, serão oferecidas a eles. Faremos entrevista com essas pessoas, se virão para festas, encontros. Explicaremos a situação delicada no qual estamos, com hospitais lotados. Saúde é prioridade", disse.
A adoção da medida de barreiras sanitárias foi tomada após ser decretada a antecipação de feriados na capital paulista. Conforme o prefeito, diversas famílias saem da região metropolitana de São Paulo para vir às chácaras que possuem no interior do estado. Essas barreiras serão feitas cinco em pontos da cidade, a partir das 7h desta quinta-feira (25). A ação durará até o dia 4 de abril e as blitze ocorrerão sempre das 7h às 22h.
Os cinco pontos que terão a barreira sanitária são: Av. Independência; Av. Ipanema (Cruz de Ferro); Av. Dom Aguirre; Av. São Paulo (altura do número 4.500) e Av. Armando Pannunzio (altura do número 1.120). Também haverá uma blitz itinerante que percorrerá a cidade.
Manga também declarou que a ação da prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, conseguiu zerar os pancadões na cidade.
Ele informou que no sábado (27) anunciará a criação de mais 40 leitos em UBS da cidade.
Assista