Lincoln Salazar
A Defesa Civil de Sorocaba e a Secretaria de Obras estudam a possibilidade de interditar o pontilhão que passa sobre a Avenida Afonso Vergueiro, na região da Praça Lions. Técnicos da área visitaram o local nesta segunda-feira (28), onde há barras de ferro aparentes e rachaduras nos pilares. O anúncio do estudo por parte da Prefeitura foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), que alertou a Administração Municipal sobre a necessidade de se fazer manutenção e/ou revisões em pontes, viadutos e pontilhões de Sorocaba. O resultado da análise deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (28).
Em novembro de 2018, após incidente ocorrido em São Paulo, quando o viaduto da marginal Pinheiros cedeu cerca de dois metros, Dini fez um requerimento à administração municipal questionando sobre vistorias técnicas e as manutenções devidas em viadutos, pontes e pontilhões no município.
Em resposta ao vereador, através da Secretaria de Obras, a prefeitura afirmou que faz as vistorias e manutenções necessárias, mas sem dar o prazo concreto de quando as ações são desenvolvidas. “Com esse incidente, esperamos que a administração municipal não só dê o diagnóstico do que está acontecendo com o pontilhão da Praça Lions, como também divulgue quando serão realizadas as vistorias nos demais pontilhões, viadutos e pontes do município”, diz.
A situação do pontilhão vem sendo destaque nas redes sociais, após denúncias de aumento nas rachaduras e falta de fiscalização. Em novembro de 2018, a Prefeitura informou que os serviços de vistoria e fiscalização nas 41 pontes e viadutos da cidade seriam intensificados, após o acidente com o viaduto em São Paulo, embora eles já passassem por avaliações periódicas.