A Polícia Civil de Sorocaba, através dos 3º e 8º Distritos Policiais, realizou nos municípios de Embú das Artes e Itapecerica da Serra a “Operação Golpe Baixo”, com objetivo de desarticular uma quadrilha de estelionatários. Uma mulher foi presa.
Conforme apurado pelas investigações, os idosos são as vítimas preferidas do grupo. Eles costumam agir nos primeiros dias do mês, quando os aposentados buscam os bancos para receberem seus benefícios.
As vítimas são abordadas do lado de fora das agências, depois que encontram uma carteira deixada pelos golpistas, propositalmente, num lugar de fácil visualização. Eles então se aproximam, fingem alívio e, simulando um agradecimento, oferecem uma recompensa para a pessoa que é envolvida e ludibriada de tal maneira, que só percebe que foi vítima de um golpe depois que os estelionatários se vão e o prejuízo aparece.
Mais de 10 crimes foram esclarecidos e 15 idosos foram vítimas do grupo. As investigações prosseguem com o intuito de identificar e prender outras pessoas envolvidas com os crimes.