17 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Postado em: 27/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu na noite desta quarta-feira (26) a notificação de um caso suspeito de coronavírus (COVID-19). Trata-se de um morador de Sorocaba, do sexo masculino de 24 anos, com história de viagem para a Itália nos últimos 14 dias. Ele apresentou febre acompanhada de sintomas respiratórios leves.

O paciente foi atendido numa Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, local onde foram respeitados todos os critérios de higiene/etiqueta respiratória. O paciente encontra-se bem e mantido em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletados e enviados ao Instituto Adolf Lutz (IAL).

A família do paciente foi orientada com as medidas preventivas de contato e o suspeito da doença será monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames. Ainda não há previsão do resultado, mas assim que concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar, que oficialmente, a cidade registrou apenas um caso suspeito.

Dicas de prevenção

A contaminação se dá através de gotículas que saem da pessoa infectada por meio de tosse, espirro e fala. O vírus pode estar em qualquer superfície: em maçanetas, mesas, bancadas. Você pode tocar nessas superfícies, contaminar a mão, e depois tocar rosto, boca e olhos, que são portas abertas para o vírus entrar no organismo.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também, é recomendável limpar com desinfetantes aquelas superfícies que possam estar infectadas, mantendo-se uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM apreende mais de 20 bicicletas motorizadas em Votorantim

Vacina russa é segura e induziu resposta imune contra a Covid-19, diz estudo preliminar

Chefe da Polícia Civil que investiga caso Beto Freitas é a 1ª mulher na função no RS

Morte de Claudião, do Black Sheep Bar, gera comoção na internet; velório ocorre nesta sexta

Lula e Alckmin serão diplomados até 19 de dezembro

Secretário tenta convencer vereadores de gestão compartilhada na rede