Em vigor desde o último dia 1º de dezembro, o Plano Verão 2020/2021 vem sendo executado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), e em articulação com o Sistema Estadual de Defesa Civil com o objetivo de prevenir e minimizar desastres naturais, danos materiais e preservar vidas no período de maior incidência de chuvas.
A ação se estenderá até o dia 31 de março de 2021, podendo ser prorrogada em caso de fortes chuvas atípicas em Sorocaba que provoquem alteração do nível da água do Rio Sorocaba, dos córregos e infiltração no solo de áreas ocupadas inadequadamente. Um decreto municipal, publicado em 17 de novembro no Jornal do Município, instituiu um comitê executivo que integra secretarias, empresas e autarquias públicas municipais para otimizar ações de prevenção e recuperação em caso de desastre.
Pontos monitorados
Em Sorocaba, existem 88 pontos críticos sujeitos a alagamento (41), inundação (21) e deslizamentos (26). Também são monitorados outros pontos localizados nos bairros Cerrado, Éden, Zona Industrial, Bairro dos Morros, Brigadeiro Tobias, Alto da Boa Vista, Aparecidinha e Parque São Bento.
A operação monitora ainda os níveis observados em três dias que caracterizam o Estado de Observação (chuvas de até 59,9 mm); Estado de Atenção (acima de 60 mm, com alagamentos e previsão de chuva contínua); Estado de Alerta (60 mm ou mais e previsão de chuva contínua, vistoria e remoção preventiva da população das áreas de risco pelas equipes da Defesa Civil); e Estado de Alerta Máximo (acima de 60 mm com previsão de chuva contínua e ocorrências em andamento e remoção da população das áreas de risco, indicada por vistoria técnica).
Ações preventivas
Com o objetivo de prevenir ocorrências, diminuir os impactos de desastres naturais e proteger a população, a Secretaria de Segurança Pública (Sesu) desenvolve o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Emergências podem ser comunicadas pelos dos telefones 199 (Defesa Civil/Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), todos com plantões 24 horas.