Atualizado às 11h47
Um munícipe procurou a redação do Ipa Online para reclamar do ‘vácuo’ que tem levado da Ouvidora-Geral do Município de Sorocaba, que já dura mais de um mês, após o mesmo relatar, por meio do WhatsApp do serviço municipal, sobre a situação de um terreno abandonado no Jardim Itanguá, com mato alto.
Marcos Friol Truchlaeff Júnior enviou mensagem com a reclamação no dia 4 de abril deste ano ao ‘Whats’ da Ouvidoria – (15) 99129-2426, às 16h45. Até este domingo, dia 5 de maio, não houve retorno. A única resposta recebida foi uma automática, no qual o serviço dá “as boas-vindas” ao munícipe à Central de Atendimento e, na sequência, solicita os dados do reclamante.
O passo-a-passo foi seguido por Marcos, informando todos os dados solicitados às 16h49. Após o envio da última mensagem, a Ouvidoria não retornou mais. O munícipe registrou prints de todas as mensagens e as encaminhou à redação.
Para Marcos, é preocupante a situação do terreno, principalmente com o aumento no número dos casos de dengue. “Quando a gente fala em infestação de escorpiões e epidemia de dengue, é preocupante a priorização (ou falta dela…) que a prefeitura dá para este tipo de denúncia”, opinou.
O reclamante disse que, primeiramente, procurou a Casa do Cidadão do Parque Manchester. “Disseram-me que eu deveria entrar em contato com a Ouvidoria da prefeitura. Recebi um folder bem bonito, certamente feito com o dinheiro público. Adicionei o contato no WhatsApp e enviei a denúncia. Até hoje [5 de maio] ela não foi visualizada pelo contato e eu não recebi o protocolo informado numa mensagem automática”, lamenta.
Após a publicação da matéria, a Ouvidora-Geral do Município, Liliana Aparecida Santos de Jesus, encaminhou um e-mail à redação. Liliana, “lamentou o infortúnio em relação ao registro da demanda via WhatsApp pelo sr. Marcos Friol truchlaeff Júnior, o qual já entrou em contato e encaminhou sua demanda para providências à Secretaria da Segurança e Defesa Civil.
Ainda segundo a Ouvidora, “Foi realizada uma varredura em todos os pedidos feitos pelo whatsapp e este foi o único caso que ficou sem registro. Conforme o Decreto Municipal nº 22.039 de 11 de novembro de 2015, caberá às secretarias municipais, empresas públicas ou autarquias o envio de resposta ao solicitante, repassando informações sobre andamento, prazos de atendimento e execução do serviço solicitado.”
Dos 3.622 atendimentos realizados via WhatsApp, a Ouvidoria já encaminhou 89,4% das respostas.
Veja os prints: