25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura assina prorrogação de contratos com entidades de serviços sociais

Postado em: 30/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba assinou nesta sexta-feira (28) os termos que garantem a prorrogação por mais 12 meses das parcerias com 20 organizações sociais que já vem prestando serviço social a mais de 970 pessoas todos os dias, entre crianças, adolescentes, famílias em situação de vulnerabilidade, idosos e pessoas com deficiência de nossa cidade. A soma dos repasses de orçamento público a essas organizações sociais alcança o montante mensal de R$ 762 mil em decorrência da manutenção dos serviços sociais executados.

A primeira a ter o contrato renovado por mais um ano foi a Associação Bom Pastor, mantenedora da Pastoral do Menor, cuja assinatura aconteceu no dia 4 de junho. No total, 35 organizações prestam serviços de assistência social, mas os contratos estão sendo renovados conforme os respectivos períodos de vigência.

Para o prefeito José Crespo, a importância de se estabelecer um convênio com as organizações, faz com que outras pessoas possam se voluntariar também. “Para mim, é muito importante ter um convênio ativo com as entidades, pois elas trazem um vasto serviço social para o município, além de fazer com que outras pessoas também se interessem pelo voluntariado, o que ocasiona com que outras pessoas também possam seguir o mesmo exemplo”, ressalta José Crespo.

Já o secretário de Igualdade e Assistência Social, Jefferson Calixto, disse que os esforços contínuos do poder publico e das entidades presentes para a realização da assinatura mostram como ambas as partes querem trabalhar. “É importante para a nossa secretaria e para o poder público poder estar junto com tantas organizações que querem ajudar os munícipes”, ressalta o Secretário.

Representando as organizações, Patrícia Trevisan, coordenadora da Integra Surdos, fundada em 20 de agosto de 1991 ressalta a importância que a Prefeitura tem para a realização da assinatura. “Sem o apoio da Prefeitura, não poderíamos estar cumprindo com esses serviços oferecidos que ajudam tantas pessoas. Os surdos são atendidos na Integra gratuitamente. A Integra apoia os deficientes auditivos no mercado de trabalho, na convivência familiar, todo tipo de apoio que o deficiente auditivo precisar, nós fornecemos. Temos parceria com a Prefeitura há uns 20 anos”, ressalta Patrícia.

Nesta sexta-feira, assinaram os contratos de renovação a Associação Christã de Assistência Plena (ACAP); Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS); Associação Amigos dos Deficientes (AMDE); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba (APAE); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC); Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (ASIPECA); Associação Criança Feliz de Sorocaba; Associação Próex de Sorocaba; Casa Transitória André Luiz; Centro de Integração da Mulher (CIM); Grupo de Apoio e Combate a Droga e Álcool Santo Antônio; Inhayba Ação Comunitária; Integra Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba; Integrar – Instituição Terapêutica; Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba; Lar São Vicente de Paulo; Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes); Serviço de Obras Sociais (SOS), as organizações Lar São Vincente de Paulo, Monteiro Lobato e Momunes não compareceram ao evento por compromissos de agenda.

As 35 entidades de Sorocaba que fazem o trabalho social participaram de Editais de Chamamento em 2017 e, desde então, mantém atividades diversas voltadas à população em vários pontos da cidade.

A ação, desenvolvida desde 2017, segue as diretrizes da Lei Federal 13.019/14, conhecida como “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, que alterou o modo como as ações sociais, parcerias e prestações de contas devem ser realizadas, buscando proteger as organizações no que diz respeito a realização de atividades de interesse público em diversas áreas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro muda versão e diz que não fez acordo com Moro para STF

Sorocaba recebe quase 8 mil cestas básicas para famílias carentes

‘Mourão nos envergonha, é conspirador’, diz Feliciano

Centro de Oncologia na Santa Casa está pronto e deve atender dentro de um mês

Dupla de traficantes é detida pela Romu no Jardim Saira

Prefeitos de Sorocaba e Salto de Pirapora abordam desenvolvimento econômico regional