A Operação integrada "Paz e Proteção", realizada todos os fins de semana pela Polícia Militar, prendeu 8 pessoas em Sorocaba. Os crimes são os mais diversos: receptação, ato infracional de receptação, furto de veículo, captura de procurado, furto tentado e ameaça.
Ainda durante a operação, 180 motos, 143 carros e caminhões e 323 condutores foram fiscalizados. Destes, 19 motos e 8 carros foram recolhidos. Outros 6 automóveis foram localizados. Por fim, 4 estabelecimentos também foram alvo de fiscalização.
A “Paz e Proteção” tem sido reforçada com o apoio de equipes de Atividade Delegada, convênio firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e Polícia Militar, com o objetivo de coibir a aglomeração de pessoas para a formação de pancadões, impedir práticas delituosas e preservar vidas.
As Operações são executadas com base nas informações obtidas por meio de monitoramento criminal e ferramentas inteligentes que orientam o planejamento operacional identificando locais possíveis de evento e, de forma preventiva são direcionadas viaturas para saturar o local antes de seu início com a finalidade de zelar pela paz pública atuando diretamente nas perturbações de sossego causadas pelos “bailes funk”, interdição de vias, delitos de trânsito e crimes contra o
patrimônio.
As Operações ocorreram em diversas regiões da cidade de Sorocaba entre elas os bairros Ipiranga, Nova Esperança, Jardim Capitão, Habiteto, Vila Helena, Carandá, Praça da Bandeira, Campolim, Vila Zacarias, João Romão, Bairro dos Morros, Vila Sabiá e Vitória Régia.