A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Políticas Sobre Drogas (Sepod), Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Igualdade e Assistência Social (Sias) e Saúde (SES), realizou na manhã desta sexta-feira (12) mais uma Operação Dignidade, com o apoio do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é identificar pessoas em situação de rua, ofertando-lhes assistência para o retorno ao convívio social.
A operação foi iniciada na altura do número 233 da rua São Bento, no Centro, onde foi abordado uma pessoa em situação de rua, usuário de álcool e drogas, que recusou qualquer tipo de encaminhamento. Já na marquise do terminal São Paulo foram abordadas seis pessoas, sendo que apenas uma delas aceitou ser conduzida ao SOS para atendimento e posterior tratamento. Na ocasião, também foram recolhidos pela Serpo materiais inservíveis. O mesmo aconteceu na área verde da avenida Dom Aguirre, próximo a ponte Dante Sola.
Na sequência, as equipes foram até o número 3041 da avenida Afonso Vergueiro, onde abordaram outra pessoa em situação de rua e usuária de drogas ilícitas que não aceitou os encaminhamentos ofertados. Por outro lado, no número 270 da rua Salvador Stefanelli, em atendimento a uma denúncia de uma pessoa em situação de rua que teria invadido uma casa e consumido drogas ilícitas no local, foi feita a abordagem ao indivíduo, que concordou em ser acolhido pela equipe do SOS.
A operação foi finalizada na rua Rubens Antônio Nazaré dos Santos, próximo ao SOS, onde foram entrevistadas mais duas pessoas usuárias de álcool, que aceitaram ajuda e foram acolhidas pela equipe. No local também foram retiradas pela Serpo grande quantidade de materiais inservíveis.