Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Celebração dos 366 anos terá ato cívico e decoração especial no Paço

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 14/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Assim como a maioria das pessoas, neste ano Sorocaba vai celebrar seu aniversário de modo totalmente diferente daqueles que vinham sendo marca da festa em homenagem à cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá desfile presencial na área central, shows ou eventos onde a população era convidada a comemorar o 15 de Agosto.

 

Desta vez, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Cultura (Secult), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Comunicação (Secom), organizou ações virtuais, como depoimentos de sorocabanos; tour virtual por espaços culturais, encontros de grupos vinculados às ações de meio ambiente e natureza e até mesmo homenagens de estudantes, professores e artistas numa demonstração da lembrança pelos 366 anos da cidade e pela paixão por Sorocaba.

 

Além disso, presencialmente, a Secretaria da Comunicação (Secom), organizou o ato cívico que marcará a data, neste sábado (15). A partir das 8h30, em frente ao Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, acontece o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, numa solenidade que contará, também, com a Banda  Regimental de Música do CPI 07 executando os hinos nacional e da cidade; este último interpretado pela cantora e servidora pública municipal, Alyne Moura.

 

A solenidade ainda terá a participação de Matheus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos,  aluno da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas”  que discursa em nome das autoridades e dos cidadãos seu amor a Sorocaba.

 

Hasteiam os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal o tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) tenente-coronel  PM Fernando de Agrella,  e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.

 

Seguindo todas as regras de distanciamento social e de proteção individual, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) apresenta ao público uma escultura com 3 mil balões que homenageia os 366 anos, reverenciando, também, os profissionais da saúde que há cinco meses têm se dedicado ao atendimento às pessoas afetadas pela Covid-19.

 

Pacientes recuperados também estarão presentes ao evento, assim como a Natália Francisca Santana Souza, esposa do enfermeiro Douglas Barbosa de Medeiros, uma vítima da Covid e que empresta seu nome ao Hospital de Campanha de Sorocaba.

 

A escultura, que tem 8 metros de comprimento por 3 metros de altura, traz o número 366, referência aos anos de fundação da cidade, abraçada por uma asa foi presente de aniversário dado a Sorocaba pela indústria de Balões São Roque, que contou com o trabalho de desenho e montagem da designer sorocabana, Viviane Furlan.

 

Totem e fotos

 

Mediante a expectativa de que o cidadão queira participar do ato cívico, assim como conhecer o novo totem da cidade, que será entregue à população nesta sexta-feira (14), além de tirar fotos em frente à escultura de balões, é importante alertar que haverá fiscalização e orientação por parte da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

“A população poderá participar desde que mantenha distância segura entre si, fazendo uso de máscara fácil e respeitando a circulação que puder ocorrer na área externa do paço, no estacionamento frontal”, alertou o titular da Secom, Marcelo Andrade.

 

A programação terá duração de uma hora, com possibilidade de visitação individual e registro fotográfico da decoração até ás 13h, quando será desmontada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito de cidade baiana diz que reabrirá comércio ‘morra quem morrer’

Trabt realiza doação de alimentos para entidades assistenciais da região metropolitana de Sorocaba

Secretaria de Cidadania abre credenciamento para hotéis abrigarem idosos vulneráveis

Bolsonaro se diz surpreso com “carta agressiva” de Barra Torres

Justiça concede mais 30 dias para Policia investigar Neymar

Polícia Militar homenageia soldado que morreu em serviço