22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

OMS pede colaboração para investigar origens do novo coronavírus

Foto: Reuters
Postado em: 23/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje (23) que todos os países trabalhem juntos para investigar as origens do coronavírus que causa a covid-19, um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Os primeiros casos de covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019. A China várias vezes rechaçou teorias de que o vírus vazou de um laboratórios.

 

Este mês, a OMS propôs que as investigações na China prosseguissem, mas o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China,  Zeng Yixin, disse na quinta-feira que o país não aceitaria a proposta como ela foi apresentada.

 

Ao ser questionado sobre a rejeição da China, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse durante uma reunião da ONU, em Genebra, que  o objetivo não era encontrar culpados. "Isto não é sobre política, não é sobre encontrar culpados."

 

"É basicamente um requisito que todos temos de tentar entender: como o patógeno entrou na população humana. Nesse sentido, os países têm a responsabilidade de trabalhar juntos e trabalhar com a OMS em espírito de parceria."

 

Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas em Wuhan e nos arredores com cientistas chineses e disse em um relatório conjunto, em março, que o vírus havia provavelmente sido transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, mas que mais pesquisas eram necessárias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Família de idosa com Alzheimer denuncia prefeitura por descumprir ordem judicial de home care

Presos escapam de CPP de Porto Feliz; três penitenciárias paulistas também registram fuga

Caos em Sorocaba: Covid-19 mata mais 22 pessoas e anestésicos para intubação chegam ao fim

Avant-Garde é a 58ª entrega da Construtora Planeta

Em live com Itaú, Guedes diz que 200 milhões de trouxas são explorados por seis bancos

Moraes, do STF, autoriza inquérito para investigar suspeita de desacato de Daniel Silveira em IML